Praia do Forte ganha mais uma opção de lazer e acesso

23/12/2019 - 13h:32m

A praia do Forte, procurada por turistas na alta temporada pelas águas calmas e tranquilas, ganhou mais uma opção de lazer. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, retomou em setembro a obra do deck e da passarela do Forte, paralisada em agosto de 2007. A entrega oficial aconteceu na manhã de hoje (23), em uma visita do prefeito Renato Gama Lobo e do secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, ao novo espaço. Ainda na ocasião, foi fixada também a placa que sinaliza que a Praia do Forte está na fase piloto do programa Bandeira Azul. No último sábado (21), a Prainha recebeu sua bandeira, e, agora, os trabalhos seguem voltados para o Forte.

Segundo Gama Lobo, é uma alegria poder entregar esta obra que estava há mais de 12 anos paralisada. “Foi um trabalho muito bem feito da nossa equipe. Um empenho em conjunto que resultou, finalmente, nesta entrega para a população. Agora quem visita o Forte tem um acesso especial com cuidado com a restinga e uma área de contemplação dessa natureza tão bonita na qual somos cercados”, afirma.

A obra é objeto de uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) para recuperação de área de restinga impactada. Para dar continuidade, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente modificou o projeto já existente e realizou as adequações necessárias. Agora, a estrutura colocada para conclusão será de madeira, dentro do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), com o objetivo de recuperação direta da restinga.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, a equipe estava trabalhando para a retomada da obra desde o início do ano. “Era um espaço que estava pela metade em meio à praia e precisava finalização. Nos empenhamos no projeto para adequar dentro das questões ambientais e de segurança. É um novo local para contemplação da nossa natureza”, ressalta.

Os recursos para a conclusão do deck e da passarela são oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMA), no valor total de R$ 159 mil. A estrutura de concreto, que já estava no local, foi avaliada por um profissional que verificou as boas condições e a possibilidade da inclusão das madeiras para finalização do espaço. O objetivo principal do deck é a recuperação da área de preservação permanente, a restinga encontrada no local. “Com a passarela, os moradores e turistas vão deixar a restinga livre para crescer e se regenerar”, salienta o secretário de Meio Ambiente.