Praia da Enseada movimentada com a abertura do Sou + São Chico Verão e a Taça NDTV de Beach Soccer

12/01/2020 - 10h:01m

Dois grandes eventos encantaram o público na Praia da Enseada neste sábado (11), a abertura do Sou + São Chico Verão e da 19ª edição da Taça NDTV de Beach Soccer, reunindo centenas de pessoas, entre moradores, veranistas e turistas, no espaço para a ginástica em frente ao palco, nas quadras de tênis de mesa, nas canchas de vôlei e tênis de areia e, também, nas arquibancadas da arena onde se realiza o mais importante campeonato de futebol de praia do Sul do Brasil. O prefeito em exercício destacou a importância de ambos para a atividade econômica do município. “Depois do Réveillon, é o ponto alto de nossa temporada até o Carnaval, fazendo com que toda cadeia produtiva do turismo se movimente. Ao mesmo tempo, é gratificante ver as pessoas se exercitando, usufruindo do que existe à disposição na praia, e também se divertindo em família assistindo aos jogos na bela arena que foi instalada aqui na Enseada”, disse Walmor Berretta Júnior.

Para o secretário de Esportes, Juliani de Barros, a abertura dos eventos com público cheio representou também uma vitória das equipes das secretarias envolvidas, sobretudo na montagem da estrutura do Beach Soccer, um evento consagrado nacionalmente. “Foi um mês de trabalho duro para montarmos essa estrutura para atender bem aos nossos munícipes. Nessa época, nossas praias estão cheias de turistas, mas o nosso público francisquense, ao longo dos anos, foi se apaixonando por esse evento, e é bonito ver essa arena repleta de pessoas. É para eles que fazemos isso”, disse Juliani, destacando que este ano a arena conta com uma arquibancada coberta, com acessibilidade a portadores de necessidades especiais, idosos e crianças.

As partidas da primeira rodada do Beach Soccer começaram às 16h, com dois jogos do Feminino. No primeiro, o time local Amigas da Mary/Container, desfalcado de duas jogadoras e com apenas duas no banco, viu a equipe joinvilense do Damas da Bola abrir cinco gols de diferença para então reagir marcando três e empolgando a torcida. Final 5 a 3 para o time de Joinville. “Nunca jogamos juntas. A gente se conhece do futsal e, para muitas, foi o primeiro jogo na areia”, disse Brena Prioste, 26 anos, francisquense radicada em Curitiba, onde treina como atleta da Seleção Brasileira de Rugbi. Na segunda partida, a atual campeã Audax Joinvillense, mesmo sem três jogadoras (Tania, Nega e Roberta) não teve dificuldades para vencer a equipe do Futebol Feminino Joinville por 8 a 1. “Nossa equipe foi formada há apenas quatro meses, e o Audax é o time a ser batido”, disse Laercio Lima, técnico do FFJ.

Na primeira rodada do Aberto Masculino, que conta com 12 equipes divididas em quatro chaves de três, o Juventus da Enseada/Deporto/Piratas, que conta com o seleção brasileira Lucão, goleou o Fonte Fomento por 6 a 0. Depois da cerimônia oficial de abertura, que contou com a participação dos vereadores Álvaro José Siebers (presidente da Câmara), Edson Eduardo Rita, João Carlos de Miranda e Wilson Ledoux Batista, com direito a pontapé inicial do prefeito em exercício Walmor Berretta Jùnior para o secretário Juliani de Barros, aconteceu a estreia do atual campeão Enseada/Transganso/Praiana, time recheado de estrelas da seleção brasileira. Como era de esperar, foi outra goleada em cima do Amigos do Paulas/Mercado Rocio/Ubatuba Lages, 11 a 0. A rodada noturna de sábado prosseguiu com mais quatro jogos, dois no Aberto Masculino: o Juventos/CDF/Eltronorte/Dog + derrotou o Praia do Ervino/Sushi por 6 a 2; e o Semel/Balneário Piçarras/Provesi venceu o União Destaque Futebol/Panificadora Fortunato por 7 a 1. Na categoria Veterano, o Só Feras A ganhou do Praia do Ervino/Rouxinol por 2 a 1, e o Entre Amigos vencia o Só Feras B por 4 a 1 quando a partida foi interrompida por falta de energia ocasionada por um problema no timer da arena. O restante jogo será retomado na segunda rodada que acontece na próxima terça-feira (14).