Cidade se prepara para evento nacional de embarcações movidas a energia solar

21/01/2020 - 13h:32m

São Francisco do Sul vai sediar, pela primeira vez, o Desafio Solar Brasil (DSB), uma competição de barcos movidos a energia solar que promete envolver mais de 400 pessoas entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro no Centro Histórico. A abertura do evento será na terça-feira (28), às 16h, no Cine Teatro X de Novembro.

Onze embarcações irão competir na prova que une esporte, educação e inovação, além incentivar a promoção de ações dentro da vocação náutica do município. A economia é outro fator relevante do DSB, pois, segundo informações da organização do evento, a estimativa é de um retorno de, aproximadamente, R$ 70 mil para a cidade por meio dos setores de hospedagem e alimentação. “A disseminação da cultura marítima e do esporte náutico também são ferramentas de divulgação turística. Queremos que o Desafio Solar Brasil entre oficialmente em nosso calendário de eventos, pois a iniciativa está conectada com o que se busca para São Francisco do Sul que é turismo, sustentabilidade e entretenimento”, diz a secretária de Turismo, Jamille Douat.

E a popularização do debate sobre o uso de fontes de energias renováveis, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental é marca registrada do DSB. “Além de movimentar a economia da cidade, ainda teremos em discussão um tema que sempre é pertinente, que é fazermos escolhas mais sustentáveis para as nossas vidas”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath.

Segundo Gustavo Leal, um dos organizadores do DSB, o sonho de realizar uma etapa em São Francisco do Sul existe desde 2013 e agora foi possível concretizá-lo. "Na minha opinião, a cidade tem todas as atribuições para se tornar uma escala fixa do Desafio Solar Brasil. Afinal, aqui temos muito sol, a Baía da Babitonga e uma infraestrutura completa para atender às necessidades das equipes. Tenho certeza que este será apenas o primeiro ano de uma parceria longa, com muitos benefícios para a população francisquense e todos aqueles que a escolhem como destino de férias", salienta Leal.

Quem quiser conferir o Desafio Solar Brasil, poderá ver de pertinho as embarcações que ficarão expostas no Clube Náutico Cruzeiro do Sul e no Aterro da Babitonga durante os dias do evento. O DSB é uma realização da Prefeitura de São Francisco do Sul, UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), Centro de Tecnologia da UFRJ e Clube Náutico Cruzeiro do Sul.