Provas da etapa francisquense do Desafio Solar Brasil iniciam nesta quarta

28/01/2020 - 20h:26m

A abertura oficial do Desafio Solar Brasil (DSB), etapa São Francisco do Sul, reuniu os participantes da competição no Cine Teatro X de Novembro, na tarde desta terça-feira (28) para as boas-vindas. Desde domingo, a movimentação na cidade começou com a chegada das equipes participantes, com representantes de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Espírito Santo, que estão montando suas embarcações para as provas que começam amanhã e seguem até domingo (2).

A última edição do campeonato ocorreu em Búzios (RJ) e, para Gustavo Leal, diretor de provas da DSB, foi um sonho realizar o evento no Estado. “Há anos estávamos tentando realizar a prova em Santa Catarina, e estar em São Francisco do Sul é a concretização de um sonho. Esperamos que este seja o primeiro de muitos”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, e a secretária de Turismo, Jamille Douat, recepcionaram os convidados com palavras de agradecimento e incentivo. “Nossa cidade é o berço da colonização catarinense que começou pelo mar. Esse evento só nos enriquece e nos lembra sobre a importância de preservar esse tesouro que representa a Baía da Babitonga enquanto berçário natural de várias espécies”, afirmou Conorath. Em sua fala, Jamille enfatizou a importância da realização de ações como esta: “Eventos desta natureza contribuem para reforçar nosso posicionamento e vocação para o turismo náutico, além de contribuírem para a movimentação socioeconômica e estimularem práticas de turismo sustentável. Esperamos que o DSB entre oficialmente em nosso calendário”.

A abertura ainda contou com a palestra do casal de velejadores Beto Toledo e Thaís Cañadó, ao lado do seu cão, chamado Google, que compartilhou suas experiências desde que trocou a vida em São Paulo pela aventura de viver a bordo de seu veleiro conhecendo cidades em vários países.

O dia hoje foi de preparo para as equipes. Além da prova de aptidão dos pilotos, foram realizadas as inspeções elétricas e navais para garantir que as embarcações estejam em conformidade para navegação, a ideia desta fase de preparação é garantir a segurança dos participantes. Amanhã tem prova às 10h e às 15h e quem quiser conferir um pouco mais sobre o Desafio Solar Brasil, é só dar uma olhadinha para a Baía da Babitonga e acompanhar como funcionam os barcos movidos a energia solar.