Vigilância Epidemiológica alerta sobre a febre amarela

04/02/2020 - 10h:32m

O setor de Vigilância Epidemiológica informa que de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi confirmado o segundo caso de febre amarela em humano neste ano em Santa Catarina. O paciente está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, unidade referência de infectologia em Santa Catarina. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) confirmou o diagnóstico para a doença no último domingo, dia 2.

O homem de 40 anos é morador de Jaraguá do Sul, no Planalto Norte do estado, e não tem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

O primeiro paciente diagnosticado com febre amarela neste ano, no dia 24 de janeiro, também permanece internado no mesmo hospital. Ele tem 47 anos e é morador do município de São Bento do Sul, Planalto Norte, também sem registro de vacina no sistema. Em 2019, o estado registrou duas mortes em humanos por conta da doença.

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. A vacinação é a melhor forma de se proteger da doença. A dose é gratuita. Até o momento, a cobertura vacinal do Estado está em 84%, abaixo do que é recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar pelo menos 95% do público-alvo.

"Por isso, reforçamos que todas as pessoas com mais de nove meses, que ainda não receberam a vacina, precisam procurar uma unidade de saúde para se proteger. A vacinação é essencial, sobretudo para as pessoas que residem nos locais onde estão acontecendo as mortes dos macacos" afirma João Fuck, gerente de zoonoses da SES.

 

Comunicado aos francisquenses:

Se algum primata não humano for encontrado morto (gorila, chimpanzé, babuíno, orangotango, lêmure, mico, macaco-prego, bugio, muriqui, mico-leão-dourado, gibão, sagui, mandril, langures, mico-de-cheiro, entre outros), a vigilância em saúde deve ser avisada imediatamente por meio dos telefones 47 3444 5494 / 3471 2240.

 

Vacinação contra a febre amarela:

Todas as pessoas de  09 meses a 59 anos, que  ainda não foram vacinadas devem receber pelo menos 01 dose da vacina. Todos os trabalhadores portuários independente da idade devem receber a dose recomendada. 

As crianças que fizeram a vacina com idade inferior a 05 anos, devem receber  a segunda dose para garantir proteção contra a doença.

Procure a unidade de saúde mais próxima e informe-se!.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde