Campanha de vacinação contra o sarampo começa em SFS

11/02/2020 - 13h:43m

Teve início ontem (10), em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), a campanha de vacinação contra o sarampo. O objetivo é reforçar a importância da vacinação junto à população alvo com a faixa etária de 6 meses a 49 anos. Nesta primeira etapa da campanha, o dia “D” mobilização nacional acontecerá no sábado (15), dia em que todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17h, sem fechar para o almoço. A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas não esqueçam de levar suas cadernetas de vacinação.

De acordo com a enfermeira do Centro de Prevenção e Atenção à Saúde (Cepas), Susan Bayer, não existiam mais casos de sarampo no Brasil, no entanto, após um surto na Europa e a vacinação atrasada da população brasileira, o país enfrentou o reaparecimento da doença. “Vivemos em um mundo globalizado, o surto pode ter começado lá, mas temos muitas pessoas viajando e transitando por todos os lugares. Ano passado, a cidade de São Paulo apresentou um surto também e, aqui no município, tivemos quatro casos confirmados”, afirma.

O sarampo atinge principalmente as pessoas com baixa imunidade, bebês com menos de seis meses, idosos, gestantes, entre outros. “O problema é que o sarampo não tem tratamento, ou seja, são tratados apenas os sintomas. Além de vermelhidão no corpo, pode ocasionar problemas respiratórios como pneumonia, problemas cerebrais, entre outros”, ressalta Susan. A única forma de prevenção e cuidado é a vacinação.

Como mais uma medida de prevenção, agora, bebês com seis meses tomam uma dose zero de vacinação. Após isso, devem tomar novamente a vacina contra o sarampo com um ano e com um ano e três meses. Em adultos, até 29 anos é necessário ter duas doses da vacina. Já entre 30 e 49 a dose é única. Maiores de 49 anos não precisam tomar a vacina, apenas se forem trabalhadores portuários ou profissionais de saúde. “Entende-se que essas pessoas já têm a imunidade necessária para lidar com o vírus, ou seja, já tiveram o contato com a doença, por conta disso que a vacinação é diferente após os 49 anos”, salienta Susan. A campanha de vacinação segue até o dia 13 de março. 

(Foto: Tiago Ghizoni)

Download das fotos em alta resolução

Aguarde