Baile Municipal marca primeiro dia de Carnaval de São Francisco do Sul

13/02/2020 - 15h:55m

Quem já veio ao Carnaval de São Francisco do Sul, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, certamente tem alguma lembrança dos bailes municipais do Clube Náutico Cruzeiro do Sul (CNCS). O evento, por muitos anos, foi uma das atrações mais esperadas da programação do Carnaval com seus concursos de fantasia, encontro de blocos e toda a animação. E agora, o Clube Náutico Cruzeiro do Sul abre novamente as suas portas para o tradicional Baile Municipal, no dia 21 de fevereiro, a partir das 22h.

Neste ano, com apoio da Prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural e da Secretaria de Turismo, o concurso volta a ocorrer nas categorias Luxo e Originalidade. As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (19), na Fundação Cultural, que fica na Rua Babitonga, nº 62. Como premiação da modalidade Luxo, está previsto o valor de R$ 500 para o primeiro lugar; R$ 200 para o segundo e R$ 100 para a fantasia que ficar com a terceira posição. Já para os inscritos em Originalidade, o prêmio é de R$ 150, R$ 100 e R$ 50, respectivamente. “A retomada deste evento é muito importante para a nossa memória e para a preservação do patrimônio imaterial da cidade. Faz parte da cultura francisquense e precisamos fortalecê-la”, destaca Rangel Friolin, diretor-presidente da Fundação Cultural.

Além dos participantes do concurso, a ideia é incentivar as pessoas a irem ao baile fantasiadas. “Tenho certeza de que muitas pessoas que gostam do Carnaval têm em suas casas uma foto de fantasia tirada no Clube Náutico Cruzeiro do Sul, faz parte de nossas memórias e queremos retomar essa tradição para a construção de novas lembranças. Deixo aqui o convite para que todos que participem do evento, levem o seu adereço”, convida Jamille Douat, secretária de Turismo.

A participação dos blocos também recebeu atenção por parte da organização do baile. Grupos com até 25 pessoas vestidas com a camiseta do bloco não pagam entrada. Para os grupos acima de 25 pessoas, o valor fica em meia-entrada. “Não é possível falar da história do Carnaval da cidade sem citar os eventos do Clube Náutico Cruzeiro  do Sul e o Baile Municipal que sempre trouxeram tanta vida e alegria para a festividade. Estamos trabalhando para que o evento seja, mais uma vez, uma referência em nossa região. Traga seus amigos e familiares para fazer parte desta história”, destaca Valdir Eggert, presidente do CNCS.

Os ingressos para o Baile Municipal já estão à venda na secretaria do CNCS no valor de R$ 20. O valor será diferente no dia do evento, próximo ao horário do início do baile. Após o concurso, a animação da noite fica por conta da banda Swingae.