Dados do Diagnóstico Socioambiental do Distrito do Saí são apresentados na Prefeitura

18/02/2020 - 10h:09m

Uma reunião para apresentação do Diagnóstico Socioambiental do Distrito do Saí aconteceu nesta segunda-feira (17) na Prefeitura e foi coordenada pelos profissionais do Núcleo de Educação Ambiental da UFSC. Participaram do encontro representantes governamentais, do setor privado e da sociedade civil. A finalidade do estudo é o de fornecer subsídios para a criação de uma Unidade de Conservação na área dos mananciais no Continente.

Os trabalhos de levantamento da fauna e flora na região iniciaram em outubro do ano passado e irão até setembro de 2020. Alguns resultados parciais foram demonstrados, como o registro de 176 espécies de aves, sendo 16 delas ameaçadas de extinção. Em relação à hidrologia, foram mapeados 10 pontos e estimada uma capacidade hídrica de 890 litros por segundo, o que daria para abstecer uma população de 190 mil pessoas.

O secretário municipal de Meio Ambiente Gabriel Conorath avaliou a importância do estudo: “Até então não tínhamos nenhum estudo disponível sobre o Continente para subsidiar o planejamento e ações do município, logo, o diagnóstico é de suma importância em diversos aspectos e, principalmente, no projeto que pretendemos, que é a criação da Unidade de Conservação Municipal para proteção das nascentes de onde captamos a nossa água”, ressaltou.