São Francisco do Sul recebe a doação do terreno da Cidasc no Portinho

20/02/2020 - 16h:25m

O prefeito Renato Gama Lobo e o deputado estadual Fernando Krelling foram pessoalmente levar, hoje no começo da tarde, uma boa notícia à comunidade do Portinho: a doação ao município de São Francisco do Sul da área do terreno que pertencia à Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e no qual vivem atualmente 158 famílias, cerca de mil pessoas. Com a doação, a administração municipal poderá agora realizar as benfeitorias que o Portinho necessita, como colocação de tubos, drenagem, pavimentação de ruas e extensão de rede elétrica, beneficiando uma das comunidades mais carentes de São Chico.

Em abril do ano passado, o prefeito Renato levou o deputado Krelling para visitar a localidade do Portinho e conhecer a realidade daquelas famílias que estavam desassistidas do poder público. O parlamentar tomou para si a tarefa de destravar o projeto de lei que a cada legislatura era arquivada na Assembleia Legislativa e, junto com a secretaria de Administração do Estado, elaborou nova proposta para doação do terreno da Cidasc que compreende três áreas contíguas totalizando 65.530 m², sancionada pelo governador Carlos Moisés da Silva e publicada no Diário Oficial no dia 27 de dezembro passado.

Ao longo de 2019, diversas reuniões foram realizadas na Capital do Estado para tratar do assunto, algumas com a participação de vereadores, juntamente com o representante da comunidade do Portinho, Geovane Pinheiro Gonçalves. Pela Prefeitura de São Francisco do Sul, o projeto foi acompanhado pelo coordenador de Integração, Henrique Bueno Júnior.

Para o prefeito Renato, agora a administração pública poderá oferecer os serviços que a população do Portinho há tantos anos esperava “Essa comunidade do Portinho está colada ao Centro Histórico da cidade, e para nós era um motivo de vergonha, nós nos sentíamos impotentes em não podermos dar a essas pessoas a dignidade de terem seu endereço, terem acesso à infraestrutura básica. Em breve estará sendo construída a Estação de Tratamento de Esgoto do Paulas, ali ao lado, e não fazia sentido essas pessoas não poderem fazer sua ligação para o saneamento. Agora, elas poderão fazer a regularização fundiária de seus terrenos e ter uma outra condição de vida, e o município vai poder entrar lá e fazer as melhorias que essas pessoas tanto necessitam”, disse Gama Lobo

Antes da visita ao Portinho, o deputado Fernando Krelling esteve no gabinete do prefeito para anunciar a boa nova e, também, a liberação de recursos através de emendas parlamentares: R$ 100 mil para a ampliação da Escola Ramiro Bueno da Rocha, no Ervino; R$ 140 mil para a construção de uma fábrica de gelo na Enseada; R$ 20 mil para os núcleo de iniciação esportiva do São Chico Futsal; e mais duas emendas, ainda em tramitação via Fundo Social, de R$ 100 mil para a colocação de manta asfáltica no Ginásio Waldir Quirino da Luz e R$ 50 mil para a implantação de academias da terceira idade. Participaram da reunião e da visita ao Portinho o presidente da Câmara, Álvaro José Siebers, e os vereadores João Carlos de Miranda, Salvador Luiz Gomes, Wilson Ledoux Batista e Edson Eduardo Rita.