Desfile das escolas de samba leva mais de 10 mil pessoas para o Centro Histórico

24/02/2020 - 02h:09m

O domingo (23) foi de desfile de blocos e escolas de samba em São Francisco do Sul. De acordo com a secretaria de Turismo, mais de 10 mil pessoas acompanharam o evento. As escolas Mocidade Independente da Água Branca, Unidos do Paulas e Imperadores do Samba abrilhantaram o Centro Histórico no desfile não competitivo deste ano. 

Para o diretor-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Rangel Friolin, o Carnaval é um patrimônio cultural que faz parte da história do município. “História e cultura andam juntas. Estamos muito felizes em ver as pessoas curtindo, a cidade cheia e a união dos blocos e das escolas. Está sendo um ótimo Carnaval e o desfile de domingo coroa com maestria essa manifestação cultural”, afirma. 

Para a integrante da Mocidade Independente da Água Branca, Letícia Cidral, foi emocionante desfilar pela segunda vez pela escola. “Desfilar é um sonho da minha mãe e fico feliz em poder realizar esse sonho novamente. Neste ano, ela desfilou comigo e com o neto, meu filho Marco Antônio. Foi uma sensação muito boa os três juntos na avenida”, afirma. 

A primeira escola a desfilar foi a Mocidade, que abriu o espetáculo da noite com o samba-enredo “Do lixo ao luxo, do pobre ao rico” com seus 250 componentes. Em seguida foi a vez da Unidos do Paulas encantar com o enredo “Do sonho à realidade, unidos no caminho da felicidade”. Por último, os 220 integrantes da Imperadores do Samba levaram para a passarela o samba-enredo “Na busca da paz em defesa da natureza, buscamos a proteção dos Orixás.” Antes das escolas, os integrantes do o Bloco Sambaqui e do tradicional Bloco da Vagabunda animaram o público presente. 

De acordo com a secretária de Turismo, Jamille Douat, o Carnaval, além de ser patrimônio cultural, também fortalece a economia da cidade. “Estamos com bares, hotéis e casas de locação lotadas. A população está comparecendo e se divertindo nos principais pontos turísticos da cidade. No desfile, trazemos a população para o coração do Centro Histórico, que se transforma na passarela do Carnaval. É uma festa muito bonita”, ressalta. 

Nesta segunda (24), a programação segue em São Francisco do Sul. Às 16h, a Prainha recebe o trio elétrico do bloco Até o Pardal Cantar. Já às 20h, é a vez da Vila da Glória contar com um trio elétrico para animar a localidade. Às 21h, o bloco Unidos do Centro Histórico se reúne mais uma vez pelas tradicionais ruas da cidade e movimenta o Centro com muita alegria em meio aos casarios antigos. Na terça (25), último dia de Carnaval, o Centro Histórico encerra a programação com o trio elétrico e o Bloco da Vagabunda a partir das 20h.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde