Prefeitura faz balanço positivo de Carnaval 2020 Sou + São Chico

27/02/2020 - 12h:47m

Foram cinco dias de festa, com ótima participação do público nos eventos, a cidade estava cheia com boa ocupação na rede de hospedagem e a Polícia Militar não registrou ocorrências graves. A alegria do Carnaval 2020 Sou + São Chico marcou a festa em cada lugar onde a programação passou. E mais do que isso, foi responsável por movimentar a economia local. Dados preliminares apontam que a cidade recebeu cerca de 150 mil visitantes no feriadão e, com isso, foram movimentados R$ 22 milhões em negócios nesse período levando em conta um gasto médio diário de R$ 150 por pessoa.

Essa movimentação foi positiva para estabelecimentos, meios de hospedagem e para o setor de alimentação. “Há mais de 100 anos, o Carnaval integra a história do município, sendo, inclusive, um componente importante de nosso patrimônio imaterial, e, além disso, ainda reflete na geração de renda de inúmeras famílias francisquenses. É um período importante para a economia do turismo”, destaca o prefeito Renato Gama Lobo.

Para a gerente da Hotel Porto de Paz, Ana Paula Menezes da Silva, o feriadão foi tão bom quanto o ano passado. “Tivemos ocupação de 100% em dois dias e de 92,20% nos demais. Nossos visitantes elogiaram a programação, especialmente os eventos centralizados na Prainha e no Centro Histórico”, pontua.

De acordo com dados levantados pela Secretaria Municipal de Turismo, a taxa de ocupação de hotéis e pousadas na região do Centro Histórico ficou perto de 100% e nas demais áreas turísticas com informações de estabelecimentos que passaram os dados a média foi de 65%. “Ficamos felizes com o resultado do Carnaval. Conseguimos enxugar os custos, qualificar a programação e fortalecer movimentos tradicionais do evento. Foi uma festa animada, segura, com a presença de famílias e muita parceria entre as pessoas e instituições que fazem o carnaval acontecer. Avaliamos como uma retomada de São Francisco do Sul entre os melhores carnavais do Estado”, ressalta a secretária de Turismo, Jamille Douat. A pesquisa registrou visitantes de cidades como Campo Alegre, Curitiba, São Paulo, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Caçador e até da Argentina.

A programação foi planejada aliando a tradição da cidade com o Carnaval e dar atenção ao público que se concentra na região das praias. O primeiro dia de Carnaval contou com a retomada do tradicional Baile Municipal e o concurso de fantasias que, há alguns anos, foi o responsável por tornar o carnaval francisquense tão reconhecido em todo o estado. Além do fortalecimento dos blocos carnavalescos, a folia na Prainha, Ervino e Vila da Glória com trio elétrico foi garantia de diversão para quem optou por ficar na região das praias.

O encerramento da folia, na noite de terça-feira (25), foi marcado pela tradição do Carnaval de rua em meio aos centenários casarões do Centro Histórico. “É muito importante para a cidade manter viva a tradição do carnaval de rua que reaviva nossa história, o saber fazer de um povo que já tem mais de cinco séculos de trajetória, com a participação de comunidade local e programação para as famílias. Estamos muito contentes com o resultado”, diz o diretor-presidente da Fundação Cultural, Rangel Friolin.