São Francisco do Sul recebe prestação de contas da Amunesc

05/03/2020 - 20h:20m

A Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina) veio a São Francisco do Sul prestar contas das atividades desenvolvidas em 2019 e, nesta quinta-feira, o prefeito Renato Gama Lobo recebeu o secretário-executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, e o técnico tributário Carlos Lima.

Na ocasião, foi entregue ao prefeito um relatório com a previsão de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 2020 e o detalhamento do Índice de Participação dos Municípios (IPM) de toda Santa Catarina. "Este trabalho de prospecção desenvolvido pela Amunesc é fundamental para nós porque é muito minucioso, e nos dá uma previsão daquilo que realmente nós vamos receber. A Amunesc faz um trabalho excelente nesse aspecto", destacou o prefeito Renato.

A Amunesc faz auditorias constantes nas Declaração do ICMS e do Movimento Econômico (Dimes) feitas pelas empresas. Quando encontrada alguma inconsistência, a Associação move recursos e desenvolve processos administrativos em primeira e segunda instância. O trabalho desenvolvido resulta em aumento no Valor Adicionado (VA) e consequentemente na arrecadação municipal através da correção dos valores do ICMS para as prefeituras associadas.

Para 2020, nos municípios da Amunesc está prevista uma receita de R$ 820 milhões somente com o retorno do ICMS, sendo que R$ 24,3 milhões foram recuperados com o trabalho da Associação. Para São Francisco do Sul, a previsão de receita neste ano com o ICMS é de R$ 92 milhões, dos quais R$ 6,2 milhões deve-se ao valor recuperado com o trabalho da entidade.

Segundo o secretário-executivo da Amunesc, "o valor recuperado através da auditoria no ICMS é maior do que o valor investido pelas prefeituras na Associação, e nós sabemos que outras Associações não têm esse mesmo tipo de dedicação. O trabalho desenvolvido pelo Carlos é artesanal e dedicado, contribui para melhorar a receita dos municípios e consequentemente possibilita a realização de mais investimentos nas cidades", concluiu Tufi.

Fotos: Ariele Cardoso/Amunesc