Identidade da gastronomia francisquense é tema de pesquisa

13/03/2020 - 12h:50m

Hoje pela manhã (13), em reunião agendada pela Secretaria de Turismo e Fundação Cultural com as entidades participantes da 32ª Festilha - Festa das Tradições da Ilha, foi dada a notícia sobre o cancelamento da festa por uma questão de saúde pública e o desdobramento dos casos de coronavírus (COVID-19) em todo o país. 

O cronograma do encontro foi mantido e, assim, as professoras do curso de Gastronomia da Univille, Mariana Duprat e Gabriela Kerber, fizeram a apresentação de pesquisa de identificação da gastronomia tradicional/ local de São Francisco do Sul como potencialidade de atrativo turístico, realizada durante o ano passado com moradores da cidade e turistas. “A ideia desse feedback é qualificar o cardápio da festa para as próximas edições, possibilitando um incremento nas vendas das entidades e fortalecendo o turismo gastronômico de São Francisco do Sul por intermédio da consolidação da gastronomia como fator de atração turística”, destaca a secretária Jamille Douat. 

A pesquisa foi realizada com 762 pessoas, destas, 379 moradores e 383 visitantes. A ideia dessa iniciativa é orientar as entidades responsáveis pela preparação dos pratos que são vendidos na Festilha para identificar quais produtos ou pratos podem potencializar o turismo no município e quais as possíveis estratégias de vinculação dos mesmos ao turismo de experiência local. 

Segundo a pesquisa, camarão, peixe e pirão foram os elementos mais citados como emblemáticos da cidade. Contudo, como pontuou Mariana, a pesquisa também evidenciou que são preparações que podem ser encontradas facilmente em outros municípios. Além disso, os visitantes não costumam levar a preparação para degustar em seu local de origem. “No geral, identificamos que os munícipes compreendem a importância da valorização da gastronomia típica da localidade e que boa parte dos entrevistados associam produtos da pesca à tradição francisquense, porém ainda falta um diferencial nas preparações para que se tornem um diferencial turístico”, explica Mariana.

A Secretaria de Turismo dará continuidade aos trabalhos de qualificação para o segmento, inclusive já pensando no Festival Gastronômico que terá edição comemorativa de dez anos em 2019.  “Este é mais um elemento que precisa ser desenvolvido em nossa cidade e vamos continuar trabalhando para apoiar os estabelecimentos locais para o seu fortalecimento. Já nos próximos dias vamos focar nos preparativos do Festival Gastronômico”, diz Jamille.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde