Obras da rede de esgoto avançam em São Francisco do Sul

16/03/2020 - 10h:15m

As obras de implantação da rede coletora de esgoto da região das praias em São Francisco do Sul continuam avançando. Desde o início dos trabalhos, já foram instalados 9.500 metros de rede, com projeção de concluir ainda em 2020 mais 27 mil metros. Realizada pela concessionária Águas de São Francisco do Sul, a obra faz parte da implantação do sistema de tratamento de esgoto da região das praias. O sistema corresponde à primeira etapa de um amplo projeto que visa levar mais qualidade de vida e saúde para a população de São Francisco do Sul.

Com o novo sistema, todo o volume in natura que hoje é despejado nos rios e praias da cidade – mais de 5 milhões de litros por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões durante o verão – terão a destinação e tratamento corretos. O investimento que a concessionária está fazendo é de extrema relevância para a saúde da população, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento gera economia de R$ 4 na saúde.

“A coleta e o tratamento de esgoto melhoram as condições sanitárias e promove uma valorização imobiliária na região. Além disso, os recursos aplicados em saneamento ajudam a prevenir a proliferação de doenças ocasionadas pelo esgoto sem tratamento. Durante esse período de obras, é importante que a população nos procure caso tenham alguma dúvida sobre os serviços", explica Victor Aroeira, gestor operacional da concessionária.

De acordo com a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, o saneamento básico também contribui para melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador e na preservação dos recursos hídricos.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto representa um marco ambiental para o município: “Há muito que aguardamos a concretização desse sonho, e que as nossas praias estejam saneadas, bem como a orla do Centro Histórico. Haverá uma São Francisco antes e outra depois do esgotamento sanitário implantado”, enfatiza o prefeito.