Equipe de saúde se reúne para tratar do COVID-19 e definir próximas ações

16/03/2020 - 10h:27m

Na manhã desta segunda-feira (16), a equipe da Secretaria de Saúde responsável pelos cuidados com o COVID-19 (coronavírus) se reuniu com o vice-prefeito Walmor Berretta Júnior para tratar e propagar medidas necessárias sobre a doença. Há mais de um mês, as equipes estão envolvidas com o assunto e instruídas em casos de suspeita. Amanhã (17), às 10h, no Terminal Turístico Naval, será realizada reunião com diversos segmentos da sociedade para tratar do coronavírus. Serão chamadas as equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Civil, equipe da Secretaria de Educação, Turismo, Saúde, administração do porto, OGMO, ArcelorMittal e demais envolvidos. 

Além disso, ficou definido também que a equipe de Vigilância Sanitária realizará visitas em todas as unidades de saúde do município para vistoriar os equipamentos de proteção individual (EPIs) e a higienização correta e completa dos espaços. 

Berretta Júnior ressaltou a preocupação com a cidade e com a segurança da população. “Estamos atentos e tomando todas as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus e também o pânico nos munícipes. É uma doença nova, mas estamos alertas”, afirma. Neste primeiro momento, as escolas e CMEIs não serão fechados, no entanto, a equipe responsável pelo COVID-19 está atenta também para esta necessidade. 

Em casos de suspeita, tanto os equipamentos públicos de saúde, quanto os equipamentos particulares devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do município pelo telefone 3471-2240, das 8h às 14h. Caso a suspeita ocorra fora deste horário, é necessário ligar para alguma das unidades de saúde para pegar diretamente o contato do funcionário de plantão sobre o COVID-19. A ligação deve ser feita pelas equipes de saúde e não pelo paciente. “Em caso de suspeita, a primeira ação a se fazer é procurar o serviço de saúde. As equipes estarão prontas para atender da melhor forma possível, pois todas já foram instruídas sobre este novo vírus e a abordagem correta”, salienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Isonir Fernandes.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde