Prefeitura desmente nota falsa sobre coronavírus em São Francisco do Sul

16/03/2020 - 16h:46m

A Prefeitura de São Francisco do Sul informa que a nota que está sendo veiculada pelas redes sociais sobre a presença de 52 casos com suspeita de COVID-19 (coronavírus), 43 casos aguardando resposta final e dois casos positivos no município é falsa. O Comitê de Gestão de Crise da Saúde esteve em reunião na manhã desta segunda-feira (16) para tratar do tema, mas a nota veiculada sem ser pelas redes oficiais da Prefeitura é falsa. Os moradores devem ficar atentos e se guiar apenas pelas informações oficiais divulgadas por este órgão público. A Vigilância Epidemiológica de São Francisco do Sul está atenta e sempre alerta e presente para divulgações e esclarecimentos via setor de Comunicação da Prefeitura. Quem informar falsamente sobre questões de saúde pode ser responsabilizado judicial e criminalmente.

Até o momento, nossos dados oficiais são os seguintes:

Caso 1

A Vigilância Epidemiológica de São Francisco do Sul recebeu no dia 11 de março uma notificação do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) comunicando que estava em atendimento duas pessoas do sexo feminino com histórico de viagem a Itália.

Imediatamente as pacientes foram isoladas e as medidas de proteção dos profissionais acionadas. Foram seguidos os protocolos do Ministério da Saúde e feita uma investigação mais apurada em que foi observado que as pacientes vieram da Itália há mais de 18 dias.

Foram realizadas coletas para exames de laboratório e orientado isolamento domiciliar para ambas as pacientes por pelo menos mais 14 dias. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de SFS, Isonir Fernandes, como é um vírus novo, é necessário tomar todas as precauções. “Não sabemos como a doença vai se comportar no Brasil mas precisamos manter as medidas de precaução e segurança”, afirma.

Caso 2

Paciente vindo da Europa e depois Estados Unidos, chegou ao Brasil no dia 8 de março. Notificado pelo Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) no dia 13 de março com queixa de sintomas respiratórios. Pela clínica e pelo vínculo epidemiológico, o paciente fez coleta para investigação de COVID-19 (coronavírus).

Como o paciente está clinicamente bem, foi orientado a permanecer em casa em isolamento domiciliar por mais 14 dias. O paciente mora sozinho e se comprometeu a fazer a quarentena conforme protocolos do Ministério da Saúde. Em qualquer sinal de gravidade, o paciente foi orientado a procurar o serviço de saúde. De qualquer modo, e de acordo com uma capacidade operacional da Vigilância Epidemiológica, todos os casos suspeitos serão monitorados.