IPRESF recebe certificação RPPS de modernização de gestão

17/03/2020 - 11h:57m

A Fundação Instituto de Previdência Social dos Servidores de São Francisco do Sul (IPRESF), responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores do município de São Francisco do Sul, conquistou a certificação Pró-Gestão RPPS que representa a adoção de boas práticas de gestão de acordo com três pilares: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. 

O processo de obtenção passou pela autorização do Conselho Administrativo e adesão do prefeito Renato Gama Lobo, para que fosse instituído, então, a Comissão Especial de Implantação do Programa de Certificação Institucional e Modernização do Regimes Próprios de Previdência Social. A comissão foi composta pela diretora-presidente do IPRESF, Beatris Dircelha dos Santos, pelo procurador previdenciário do instituto, Dr. Fernando Gomes Fáveri, e pela gerente administrativa Flávia Regina Celestino. 

A comissão atuou junto dos demais servidores na execução das atividades necessárias para a obtenção da certificação. Foram realizadas cinco etapas: planejamento, análise documental, auditoria de certificação, análise do processo de auditoria e recomendação de certificação. A auditoria documental e “in loco” aconteceu em dezembro para averiguação dos processos e entrevistas com gestores e servidores. A emissão do certificado, pelo ICQ Brasil, ocorreu no dia 9 de março de 2020 e tem validade até 16 de dezembro de 2022. 

A obtenção da certificação representa não apenas o reconhecimento mas traz uma série de melhorias nos processos administrativos, como mais eficiência e produtividade, redução de custos e de retrabalho, transparência e facilidade de acesso à informação, credibilidade de mercado, junto a clientes, fornecedores e investidores, acesso a novas opções de investimentos dos recursos. 

A diretora-presidente, Beatris Dircelha, ressalta a relevância da obtenção desta certificação: “Para nós do IPRESF, o certificado representa um marco, uma meta que foi alcançada com o esforço de todos, o que significa que hoje, após três anos à frente da entidade, conseguimos estruturar e fazer uma gestão previdenciária com excelência, comprometimento e responsabilidade com cada servidor inativo, pensionista ou na ativa”, enfatiza Bea.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde