Coleta de lixo domiciliar segue normalmente no município

19/03/2020 - 11h:50m

A empresa Engepasa Ambiental, responsável pelos serviços de coleta de lixo domiciliar no município, seletiva e não seletiva, comunica que os trabalhos seguem normalmente com os horários habituais nos bairros. A preocupação, que poderia afetar os serviços, seria o deslocamento dos funcionários até a empresa, tendo em vista a suspensão das linhas urbanas de ônibus. No entanto, a empresa informou que está realizando o transporte dos trabalhadores. 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente pede a atenção da população em relação ao cuidado com a separação dos resíduos recicláveis em casa, para facilitar o trabalho dos coletores. Os coletores são os que recebem os resíduos coletados pela Engepasa e separam por tipo de material (plásticos, papéis, metais e vidros) para revender aos recicladores. “Primeiramente, é importante que as pessoas segreguem adequadamente o lixo na suas residências. Separados do lixo orgânico, os resíduos recicláveis devem ser limpos, secos e acondicionados, para facilitar o trabalho dos coletores”, ressalta o secretário do Meio Ambiente Gabriel Conorath. 

Mesmo que a coleta esteja mantida normalmente e que, por enquanto, os coletores de materiais recicláveis consigam realizar a logística necessária para a destinação dos resíduos, o Meio Ambiente alerta para situações futuras. Por isso, é importante colaborar da melhor maneira e ter precaução. Separar o lixo orgânico e não orgânico adequadamente é o primeiro passo.

Outra dica essencial para não sobrecarregar os serviços de coleta é realizar a compostagem do lixo orgânico na própria residência. A compostagem é o processo para produção de adubo orgânico a partir dos restos de comida e é muito simples de se fazer. Para quem mora em casa, pode utilizar parte do próprio terreno ou jardim, já quem mora em apartamento, basta utilizar composteiras, que podem ser uma lata de lixo grande ou um balde plástico. 

Basicamente, os restos de comida devem ser depositados em buracos na terra e cobertos. Na composteira, o processo é realizado em camadas, com a adição, preferencialmente de serragem, casca de ovo ou folhas secas. Sempre bem tampado para evitar a presença de moscas. Em semanas, já se pode perceber a transformação e o que era lixo virou fertilizante, que pode ser usado para adubar as plantas dos vasos ou mesmo fazer uma horta orgânica.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde