Prefeitos se reúnem para tratar ações do COVID-19

27/03/2020 - 11h:23m

O prefeito Renato Gama Lobo e o vice-prefeito Walmor Berretta Júnior se reuniram, na manhã desta sexta-feira (27), com o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, com a procuradora-geral da Prefeitura de Barra do Sul, Claudia dos Santos, representando o prefeito Ademar Henrique Borges, e com os comandantes da Polícia Militar de São Francisco do Sul e Araquari, tenente-coronel Celso Mlanarczyki Junior e tenente Luís Antônio Bordin Maximenco, para dar início a um conjunto de ações em relação ao COVID-19 (coronavírus). “Definimos um  plano de trabalho alinhado entre os três municípios. Nosso objetivo é atuarmos em conjunto para aumentar a oferta de leitos na região”, disse Renato Gama Lobo.

As equipes de Defesa Civil e Saúde de Araquari e Barra do Sul também participaram da reunião do Comitê de Crise da Prefeitura de São Francisco do Sul para alinhar ações de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) e estabelecer quais serão os protocolos de atendimento de pacientes com sintomas graves de síndrome gripal.

O comandante da PM em São Francisco do Sul, que está coordenando junto com a Defesa Civil a elaboração do plano de contingência em caso de agravamento da situação no município, falou da necessidade de previsão de cenário e organização futura. “Precisamos estar preparados para um aumento geral da utilização da estrutura e do atendimento de saúde. Além de ser uma questão de saúde, é uma questão de ordem pública”, disse

De acordo com Geovan Baumgratz, as barreiras sanitárias implantadas no município possibilitaram o levantamento do número de pessoas provenientes de outras cidades, um acréscimo diário de 1% em relação ao número de habitantes. Se a constante for mantida, a previsão é de 75 mil pessoas em São Francisco do Sul no mês de junho. “Por isso precisamos estabelecer os protocolos de atendimento e o fluxo de pacientes de Araquari e Barra do Sul que devem procurar o Hospital Nossa Senhora da Graça”, disse.