Secretaria de Educação produzirá conteúdo online para alunos da rede municipal

30/03/2020 - 14h:42m

A Secretaria de Educação realizou, na última sexta-feira (27), uma reunião por vídeo chamada com a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e com o Conselho Municipal de Educação (COMED) e Assistência Social para discutir os impactos no calendário escolar gerados pelas medidas de prevenção ao Covid-19 (coronavírus). A reunião foi para debater propostas e estratégias para a reposição das aulas do Ensino Fundamental I e II, de 1º a 9º ano. A opção escolhida foi a criação de material online para os estudantes, com a disponibilização de material impresso para alunos que não tiverem acesso à internet. Agora, será iniciado pelo COMED a parte de regulamentação e operacionalização da atividade. A data de início será divulgada após as resoluções. 

Durante a reunião virtual foram propostas duas ideias: uma, após a quarentena, de ensino presencial aos sábados e feriados (que poderia estender o calendário até 2021) e outra com atividades de ensino à distância, por meio de uma plataforma online. Após a definição das propostas os professores, supervisores, orientadores e diretores da rede municipal de ensino participaram de um formulário para votação.  

De acordo com o secretário de Educação, Jucélio de Carvalho, até o momento, a rede municipal tem que cumprir as oitocentas horas de aulas distribuídas em duzentos dias letivos, conforme descrito na Lei 9.394/96. “A atual emergência ao qual a sociedade brasileira está enfrentando não garante o descumprimento desta legislação, no entanto, as normas legais flexibilizam a metodologia de ensino e permitem que seja aplicado o ensino à distância para o ensino fundamental, por exemplo”, afirma.

A outra opção de ensino consistia na reposição presencial, com a possibilidade do calendário bianual e a reposição dos dias letivos realizadas aos sábados e feriados, dependendo do período de quarentena. Nesse modelo, o ano letivo poderia ultrapassar o calendário civil, ou seja, o ano letivo poderia terminar em 2021, dependendo da quantidade de dias a se recuperar. O ano letivo de 2021 seria iniciado logo me seguida.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde