Prefeitura apresenta plano para a fase 2 de combate ao coronavírus

30/03/2020 - 14h:59m

Como forma de preparação para a fase 2 do combate ao novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de São Francisco do Sul vai montar um Centro de Triagem para casos suspeitos de síndrome gripal e um Hospital de Campanha para atendimento de casos de baixa e média complexidade. O plano foi apresentado na manhã desta segunda-feira (30), pelo prefeito Renato Gama Lobo e pelo vice-prefeito Walmor Berretta Júnior.

Estiveram presentes na reunião os presidentes da Acisfs (Associação Empresarial de São Francisco do Sul, Bruno Gama Lobo, e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Mauricio Rodrigues, o comandante do 27º Batalhão da PM, tenente-coronel Celso Mlanarcyki Júnior, o suboficial Flávio Vilar dos Santos, representando a Capitania dos Portos, e representantes da empresas Bunge, Transpetro e ArcelorMittal Vega, do Sindacap (Sindicato dos Arrumadores) e da Cotracarg (Cooperativa de Transporte de Cargas em Geral).

“Estamos enfrentando um inimigo invisível, que já está aqui na nossa cidade. A Prefeitura fez, nos últimos três um trabalho intenso para equilibrar as contas do município. Agora, precisamos cuidar da vida de todos os francisquenses, sem que esse equilíbrio se perca. Por isso, estamos pedindo a união de esforços de todas as entidades, empresas, sindicatos, nossas forças de segurança e forças armadas, para nos ajudar na montagem dessa estrutura de atendimento que foi planejada exaustivamente, ao longo da semana passada, pelo nosso comitê de crise na saúde capitaneado pelo doutor Walmor, junto com a Defesa Civil e a PM”, disse Renato Gama Lobo.

O plano prevê a montagem de um Centro de Triagem único no município, com equipe médica trabalhando 24 horas por dia para receber e verificar os casos suspeitos da síndrome gripal  do COVID-19. Para os casos leves, será recomendada a quarentena em caso, e para os casos mais graves o direcionamento adequado, isolamento no Hospital Nossa Senhora da Graça ou, em casos gravíssimos, deslocamento para a UTI em Joinville. A princípio, o local escolhido seria o Terminal Turístico Walter Gama Lobo, no Centro Histórico, mas as instalações do IFC (Instituto Federal Catarinense), no bairro Iperoba, foram oferecidas e estão sendo avaliadas.

O Hospital de Campanha seria, também a princípio, montado no ginásio da Escola Waldemar da Costa, no bairro Água Branca. Essa estrutura receberia casos de doenças de média e baixa complexidade para proporcionar uma folga nas demais estruturas de saúde do município, principalmente para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça e a UPA 24 Horas do Sandra Regina.

Para o comandante da PM, o plano apresentado representa uma questão de ordem pública. “Não dá para aguardar. É preciso pensar nessa estrutura básica agora”, disse Mlanarczyki. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São Francisco do Sul, Geovan Baumgratz, o planejamento foi feito para operar em uma situação crítica. “Precisamos atender a população da forma mais adequada. Copiamos as boas práticas de outros municípios para oferecermos um padrão de atendimento ao público”, afirmou.

De acordo com o vice-prefeito Walmor Berretta Júnior, o plano foi montado prevendo a possibilidade da chegada do novo coronavírus ao município. “E, neste final de semana, tivemos que encarar a realidade de que o vírus já está circulando entre nós. E esse vírus não escolhe classe social, pode atingir qualquer um de nós. Precisos estar unidos e, mais do que nunca, exercermos a cidadania como um todo”, disse.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Claudio Pereira dos Santos, o município está fazendo um levantamento detalhado das necessidades de material e de recursos para a montagem das duas estruturas, que será repassado às entidades, instituições e empresas. Mais informações sobre o funcionamento e equipamentos que estarão à disposição do público nestas estruturas serão divulgados nos próximos dias.