Prefeitura abre Unidade de Atendimento de Síndrome Gripal no Hospital Nossa Senhora da Graça

30/04/2020 - 10h:34m

A Prefeitura de São Francisco do Sul, por intermédio da Secretaria de Saúde, abriu nesta quinta-feira (30) a Unidade de Atendimento de Síndrome Gripal montada no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça, dando início à segunda fase do seu Plano de Contingência para o combate à Covid-19 causada pelo novo coronavírus.

A primeira fase do combate à transmissão do Covid-19 começou no dia 6 de abril, com a  abertura do Centro de Triagem para pacientes com sintomas de síndrome gripal, que está em funcionamento no Terminal Turístico Walter Gama Lobo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Desde a abertura, perto de 200 francisquenses, e mesmo moradores de outros municípios, receberam lá atendimento, orientações e foi dado o devido encaminhamento. À noite e nos finais de semana, os pacientes devem procurar a Unidade de Tratamento localizada no hospital.

O prefeito Renato Gama Lobo comparou a abertura da Unidade de Atendimento ao seguro de um carro. “Temos que estar preparados, mas é melhor se não precisarmos usar. Estamos prontos para atender os casos de Covid-19 que precisarem de internação. Esperamos que não seja preciso. E a nossa preparação prossegue para a fase três do nosso Plano de Contingência, com o hospital de campanha, mas isso é uma conversa para a outra semana”, afirmou.

O vice-prefeito Walmor Berreta Júnior disse que, com a unidade aberta hoje, o município está se preparando para atender, da melhor maneira possível, os casos de Covid-19. “Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos que todos tenham consciência de que a melhor forma de prevenção é manter o isolamento social, usar a máscara de proteção e higienizar sempre as mãos com água e sabão e álcool em gel. Todos devemos estar unidos nesse propósito”, disse.

Um cartaz na portaria da recepção do hospital indica o caminho a ser percorrido pelo paciente com síndrome gripal para chegar à Unidade de Atendimento. Basta seguir a linha amarela até os fundos do hospital, percorrendo o corredor lateral e passando em frente à portaria da maternidade até o muro onde dobra à direita e segue até a porta da recepção da unidade, onde haverá um profissional de saúde preparado para receber os pacientes.

A Unidade de Atendimento de Síndrome gripal está equipada com dois leitos de emergência com respiradores, sala de triagem, sala de espera, consultório médico, sala com cinco leitos clínicos para casos não tão graves mas que exigem internação, sala de equipamentos, minicopa para os funcionários, banheiro com chuveiro e vestiário e uma sala reserva para instalação de mais cinco leitos, caso seja necessário.