Meio Ambiente apresenta Programa de Monitoramento Ambiental e Plataforma Digital

02/06/2020 - 11h:20m

Foi apresentado, na manhã de hoje (2), o Programa de Monitoramento Ambiental, que consiste na análise diária da qualidade da água, ar, solo e fauna do município, e lançada a Plataforma Digital de Informações Físico-Geográficas de São Francisco do Sul. Ambos os projetos, desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente, buscam aumentar o acesso à informação da população, pesquisadores, professores, entre outras pessoas envolvidas, com o meio ambiente. A divulgação do Programa e da Plataforma faz parte da Semana do Ambiente, que está sendo desenvolvida durante esta semana de forma diferente, por conta das medidas de precaução relacionadas ao coronavírus. 

As análises do Programa de Monitoramento começaram no final de 2019, com instrumentos próprios adquiridos por meio do recurso do Ministério Público Federal. O Programa busca caracterizar o atual estado da qualidade da água dos cursos hídricos, do ar, nas áreas de existências de atividades potencialmente causadoras de degradação ambiental do município, bem como criar um banco de dados que permita acompanhar a longo prazo a evolução dos principais indicadores de qualidade. Hoje (2), ocorreu o lançamento oficial do programa em reunião no gabinete do prefeito. A partir de agosto, a cada dois meses, será publicado um boletim com os números adquiridos no Programa de Monitoramento. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, o Programa e a Plataforma Digital são instrumentos para gerar conhecimento e estimular ações positivas. “Vamos poder acompanhar de perto como está a qualidade do nosso ar, água, fauna e solo, além de traçar informações para que possamos minimizar grandes impactos ambientais, criando um plano de ação com todo o cuidado e informação possível. Esse material é de grande valia para estudos e análises ao longo deste e dos próximos anos”, ressalta. 

A reunião contou com a presença do prefeito Renato Gama Lobo, do vice-prefeito Walmor Berretta Júnior, do comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, João dos Santos Junior, do comandante interino do 27° Batalhão da Polícia Militar de SFS, Jailton Franzoni de Abreu e do técnico em saneamento da Samae, Ricardo Arins. 

Plataforma Digital de Informações Físico-Geográficas de São Francisco do Sul

A Plataforma Digital, disponibilizada pela Secretaria de Meio Ambiente, WebGis (sistema de informação geográfica), permite que a população consulte de modo interativo as informações georreferenciadas dos mapeamentos realizados no Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), elaborado no ano 2019. 

Esta iniciativa é parte integrante do Programa “Conhecendo Nosso Território” lançado em 2017, auxiliando de forma estratégica o acesso à informação ambiental, oferecendo ao cidadão francisquense uma importante ferramenta para manipular diferentes níveis de informações geográficas do município.

Clique para acessar a Plataforma Digital: http://www.arcgis.com/apps/Styler/index.html?appid=97e39c965c4d40c9afd0a06ad8813898

Download das fotos em alta resolução

Aguarde