São Francisco do Sul e Joinville dão largada em projeto de posicionamento e comunicação de destino

22/07/2020 - 12h:58m

Foi dado o passo inicial para posicionar e comunicar melhor São Francisco do Sul e Joinville como rotas turísticas. Na semana passada, aconteceram as primeiras reuniões do Branding de Destino (ou Place Branding), uma das estratégias do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com entidades e órgãos públicos que tem o objetivo de proporcionar um salto de qualidade e interesse no turismo das duas cidades. A secretária de Turismo de São Francisco do Sul, Jamille Douat, participou das reuniões online, junto com representantes de entidades e associações francisquenses.

As quatro reuniões (duas para cada município) foram totalmente online e contaram com aproximadamente 110 pessoas, entre agentes públicos, trade turístico, representantes da iniciativa privada e do setor produtivo e players que participam, de alguma forma, das decisões locais. Elas serviram para alinhar o conceito de Place Branding e apresentar a metodologia de trabalho, que deve levar em torno de quatro meses para ser concluído.

A meta é construir um conjunto de impressões, narrativas e ideias acerca de São Francisco do Sul e Joinville, focado em três pilares importantes: marketing, turismo e políticas públicas. "É importante ressaltar que não estamos falando apenas de uma marca turística, e sim, de uma marca de território, da qual, obviamente, o trade turístico deve se apropriar", explica Gisela Simões, consultora de Place Branding do Sebrae/SC.

Para Jamille, o projeto chega em um momento oportuno para o turismo de São Francisco do Sul. “Estamos finalizando o Planejamento Estratégico do Turismo, além de outros projetos que visam a infraestrutura turística. Ter estratégia de posicionamento de mercado e a construção da marca são itens fundamentais para a atração de turistas e de investimentos privados para o turismo. Estamos com expectativa positiva em relação a este trabalho e gratos ao Sebrae pela oportunidade”, ressalta.

Próximas etapas

A próxima fase do projeto deve acontecer em agosto e vai incluir o levantamento de valores e atributos de cada região, além de entender cada público de relacionamento (stakeholders). A fase seguinte é a de mapeamento de estratégias mercadológicas e de destino, a fim de entender as possibilidades de parceria e sinergia entre os diversos "atores" e públicos do processo; e, por fim, a apresentação de uma estratégia de comunicação (visual e verbal) para cada cidade.

"O Place Branding contempla um conjunto de diretrizes de estratégias de comunicação e posicionamento. Ele será um guia para os municípios ao final desses quatro meses, a fim de se comunicarem adequadamente com os públicos que, durante o processo, vamos identificar com mais potencial de atendimento em Joinville e São Francisco do Sul", aponta Gisela Simões.

Para Jaime Arcino Dias Júnior, coordenador regional do Sebrae, o momento é importante para os dois municípios, já que o Place Branding busca identificar as vocações de cada um deles, potencializando a identidade e o desenvolvimento dos vetores econômicos. Afinal, uma marca-cidade não visa atrair apenas visitantes, mas também empresas, investimentos, sedes culturais, desportivas e institucionais, além de ser um apelo para se viver no lugar. "A singularidade de um município ou determinada região reforça a economia local, cria o senso de pertencimento, possibilita a atração de investimentos, talentos, visitantes e, acima de tudo, contribui significativamente com a melhora da qualidade de vida das pessoas. Por este motivo é importante o engajamento de todos e a participação nesta construção", afirma.