Artesãos recebem capacitação sobre identidade cultural pela internet

27/07/2020 - 08h:17m

Na quinta-feira da semana passada (23), aconteceu o primeiro encontro, por meio da plataforma do Google Meet, do curso de capacitação do Projeto de Identidade Cultural no Artesanato de São Francisco do Sul, que conta com a participação de 20 artesãs francisquenses, sob a consultoria da designer, especializada em artesanato do Sebrae, Michele Laforga. 

A ação integra o projeto macro de planejamento estratégico do turismo e Destinos Turísticos Inteligentes, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com o Sebrae. “Sabemos que o curso presencial seria o ideal, mas precisamos nos adaptar a esta nova realidade, de trabalhar pela internet, e não perder as oportunidades de qualificação, pois tudo isto vai passar e precisamos estar prontos para receber nossos turistas. O artesão tem uma responsabilidade muito grande na preservação da cultura do lugar e na memória afetiva que o turista leva do local que visita. Estamos muito felizes”, ressaltou a secretária municipal de Turismo, Jamile Machado. 

De acordo com a secretária, o projeto surgiu como uma necessidade, no diagnóstico que foi realizado inicialmente. Então, foi realizado chamamento público para os interessados em participar. O curso deveria ter começado em março, mas em virtude da pandemia teve de ser adiado e houve a ideia da adaptação, para modo virtual, por meio da plataforma do Google. Após esse primeiro encontro coletivo, outros acontecerão nas datas seguintes: nos dias 10, 17 e 24 de agosto e nos dias 14 e 21 de setembro. 

Numa segunda fase, estão previstas as consultorias individuais, com objetivo de fornecer suporte para que, além de qualificar, haja também a questão empreendedora, que envolve a melhor forma em como promover e vender o produto artesanal. Com 25 anos de experiência no ramo, trabalhando com escamas de peixe e reciclado, a artesã Maristela Amorim Tavares conta que está realmente feliz e motivada com o curso: “Estou muito contente e com as melhores expectativas no que está por vir. É muito bom quando tem algo positivo para agregar em nossas vidas e acredito que essa consultoria do Sebrae vai nos ajudar no que precisamos para que possamos nos qualificar ainda mais e obter mais renda com o artesanato”, enfatiza Maristela.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde