São Francisco do Sul começa a distribuição de medicamentos para tratamento da Covid-19

05/08/2020 - 12h:00m

A Prefeitura de São Francisco do Sul começou, nesta quarta-feira (5), a ofertar medicamentos para os moradores positivados para Covid-19 (coronavírus), entre eles, Ivermectina, Azitromicina, Paracetamol e Prednisolona. Os medicamentos, que têm como intuito impedir a replicação do vírus dentro do organismo na fase inicial, serão disponibilizados apenas para os pacientes positivos que apresentarem sintomas leves, pois em casos mais graves o tratamento é diferenciado. Após a consulta e a realização do exame nos Centros de Triagem do município, no Terminal Valter Gama Lobo e na ESF da Enseada, o morador poderá optar pelo tratamento e sair do local já com os medicamentos em mãos, após avaliação médica e adaptação para o melhor tratamento específico para cada paciente.

As medicações foram discutidas e avaliadas pela equipe técnica responsável pelo Protocolo Adaptado de Tratamento Pré-Hospitalar Covid-19, composta pelo vice-prefeito e médico Walmor Berretta Júnior e pelos médicos Lizabel Baniski, Carlos Eduardo Id e Luiz Henrique Palma. Foram realizadas diversas reuniões para discussão e avaliação dos medicamentos. Além das medicações citadas acima, que serão entregues para o paciente conforme avaliação médica, ele poderá optar também pelo tratamento com a Cloroquina, pois sairá com uma receita em mãos para fazer o medicamento de forma manipulada. 

Para o vice-prefeito, esta é mais uma forma de cuidar da população. “Realizamos diversas reuniões com a equipe técnica para adaptar o protocolo e encontrar a melhor forma de cuidar da comunidade francisquense, amparados pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Regional. Analisamos medicamentos, dosagens e demais necessidades nesse combate ao coronavírus. É uma opção, pois ainda não há consenso mundial. Os medicamentos serão entregues para os pacientes positivos para Covid-19, para os que passarem pelos Centros de Triagem do município”, afirma. 

De acordo com o prefeito Renato Gama Lobo, a Prefeitura vem realizando diversas ações para minimizar o aumento da curva de Covid-19. “Ampliamos os horários de atendimento no nosso Centro de Triagem, o número de leitos no Hospital e agora vamos iniciar a distribuição dos medicamentos. Estamos fazendo a nossa parte no combate à Covid-19 e precisamos também, sempre, da colaboração da população para continuarmos nessa luta”, ressalta.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde