São Francisco do Sul é simbolicamente a Capital do Estado nesta terça-feira (11)

11/08/2020 - 11h:23m

A cidade mais antiga de Santa Catarina, exerce na data de hoje (11 de agosto), por 24 horas, como ocorre todos os anos, o título simbólico de Capital do Estado de Santa Catarina, de acordo com a Lei 15.109/2010. A referência da data é alusiva e marca a criação da Capitania de Santa Catarina, em  1738. 

Este ano, em virtude das medidas restritivas preventivas referentes à pandemia da Covid-19 (coronavírus), não haverá cerimônias ou atos oficiais. Mas fica, então, o registro deste dia que ressalta a importância histórica de São Francisco do Sul, visitada em 1504 pelos franceses, povoada em 1658 pelos bandeirantes vicentistas e elevada à categoria de cidade no ano de 1847. 

“Nossa São Chico, como assim carinhosamente chamamos, é o berço da cultura catarinense, com um dos mais belos acervos reconhecido nacionalmente pelo tombamento, enquanto cidade histórica, no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN). Quem vem para nossa cidade se encanta logo num primeiro olhar e por isso temos toda a representatividade devida, como é o caso da data de hoje, em que somos reconhecidos, simbolicamente, como a Capital do nosso Estado”, enfatiza o prefeito Renato Gama Lobo.               

Download das fotos em alta resolução

Aguarde