Prefeitura adquire mais cinco respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19

21/08/2020 - 17h:52m

O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça recebeu, nesta sexta-feira (21), mais cinco respiradores. Os equipamentos, comprados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, são para utilização direta dos pacientes tratados da Covid-19 (coronavírus). O hospital e a UPA 24h contavam, até hoje, com dez respiradores. A estrutura agora foi aumentada para dar melhor suporte para a o município e região. Em São Francisco do Sul, são 20 leitos de internação, cinco leitos de medicação e dois leitos para estabilização dos pacientes mais graves, todos exclusivos para Covid-19 e separados das demais áreas do hospital.

Os respiradores são necessários, pois estima-se que aproximadamente 5% dos pacientes com covid-19 acabam sofrendo a chamada síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) e precisam de um equipamento mecânico para auxiliar na respiração. O aparelho é utilizado até que o corpo se regenere e o paciente consiga fazer o ato de respirar novamente sozinho.

Além disso, o município também conta com o Centro de Triagem do Terminal Valter Gama Lobo com atendimento das 7h à 00h, todos os dias, e o CT da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Enseada de segunda a sexta, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.