Vigilância Epidemiológica explica sobre mudança no número de recuperados e óbitos

08/10/2020 - 13h:36m

A Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que a diferença significativa no número de pessoas em isolamento domiciliar, nos boletins informativos da Covid-19 de terça (6) para quarta-feira (7), foi por conta da mudança no protocolo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, que alterou de 14 para 10 dias o isolamento domiciliar de infectados pelo coronavírus. Após a alteração, a equipe da Vigilância realizou uma nova análise dos últimos dados e constatou liberações necessárias de pessoas que já haviam cumprido os 10 dias de isolamento. Com essa análise na base de dados, o sistema foi totalmente revisado e dado baixa naqueles que cumpriram o isolamento domiciliar. 

Referente ao registro tardio dos dois óbitos, um homem, de 78 anos, morador do Sandra Regina e um homem, de 54 anos, residente do Ervino, a Vigilância Epidemiológica explica que foi uma falha no fluxo de informações dos municípios em que os pacientes estavam internados. Os hospitais precisam informar a Vigilância Epidemiológica do município em que os pacientes estão internados e depois a informação é repassada para a Vigilância Epidemiológica da cidade de residência do paciente. A Vigilância Epidemiológica de São Francisco do Sul ressalta que é feito um acompanhamento dos pacientes intubados toda segunda-feira e sexta-feira. Porém, a informação dos óbitos não foram repassadas corretamente. Foi por meio de uma checagem da equipe da Vigilância Epidemiológica de SFS, que acionou a Vigilância Epidemiológica Estadual, que foram constatados os dois óbitos. 

O paciente de 78 anos estava internado desde o dia 4 de agosto e veio a óbito no dia 16 de agosto, em hospital público de Lages. Ele era tabagista e apresentava doença pulmonar obstrutiva crônica. Já o paciente de 54 anos estava internado desde o dia 6 de agosto e foi a óbito no dia 23 de setembro, em hospital privado de Itajaí. Ele apresentava como comorbidades diabetes e hipertensão arterial. Ambos passaram pelo Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça e foram transferidos para UTIs dos município citados.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde