São Francisco do Sul se prepara para início da vacinação contra Covid-19

18/01/2021 - 19h:45m

A notícia do início da vacinação no Brasil deixou todos ansiosos. Em São Francisco do Sul não é diferente. A equipe da Secretaria de Saúde já tem estratégias delineadas, mas aguarda os critérios do Governo Estadual no que se refere à distribuição da vacina para divulgar detalhes do Plano Municipal de Vacinação contra o coronavírus. Nesta primeira etapa, conforme previsto no Plano Estadual de Vacinação, serão imunizados grupos prioritários como trabalhadores da Saúde, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena.

De acordo com o Secretário de Saúde, Jefferson Pacheco, a Prefeitura está pronta para começar a vacinação. Além disso, o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 trabalhou em ações como a renovação do contrato com os profissionais do Centro de Triagem e a manutenção dos 25 leitos exclusivos para tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça, cujos contratos haviam finalizado em dezembro do ano passado. Outra iniciativa em curso é a aquisição de insumos, como agulhas e seringas, para outras etapas de vacinação.

Informações como local, data de início e horários serão divulgadas no Plano Municipal de Vacinação contra Coronavírus. “Os profissionais envolvidos na campanha de vacinação estão aguardando algumas diretrizes do governo do estado para concluir a estratégia que será adotada, pois envolve setores como distribuição, segurança, conservação, bem como os profissionais vacinadores que estarão envolvidos na campanha", explica Pacheco.

Santa Catarina recebeu pouco mais de 126 mil doses da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira (18), incluindo as 17,4 mil exclusivas para a população indígena.