A Secretaria de Saúde alerta a população quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti

01/03/2021 - 16h:13m

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Programa de Combate às Endemias alerta a população quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças como a dengue, a Zika e Chikungunya.

Chamamos atenção para a NOTA DE ALERTA, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina, a qual informa para o assustador aumento de focos do mosquito, nos municípios infestados e por consequência no número de casos de dengue, registrando 11.363 casos da doença no Estado no ano de 2020, tornando o cenário para este ano ainda mais preocupante.

Alertamos que reflete também em nossa cidade e o risco de termos uma epidemia dessas doenças no município é acentuado, que torna ainda mais preocupante o fato de uma parcela da população não seguir as orientações para a prevenção. Atenção aos bairros da Enseada e Praia Grande, que possuem grande presença desse vetor de risco.

As medidas de controle devem ser adotadas por todos, são simples e conhecidas:

— Não permitir que ocorra acumulo de água limpa e parada nos imóveis, observando caixas de água (tampa, suspiro e extravasor tampados ou telados), telando ou preenchendo com brita as caixas de drenagem pluvial e similares.

— Remover os materiais e objetos que possam acumular água, como lixo, embalagens, pneus, lonas plásticas, vasos de planta, etc.

— Piscinas devem ser rigorosamente tratadas e adequadamente teladas quando estiverem em desuso.

— Reserve um momento para vistoriar seu imóvel, em função dessa nova realidade os riscos de vivermos uma epidemia dessas doenças é grande, porém as medidas de prevenção são simples, e acreditamos na participação da nossa população nesse enfrentamento.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde