Prefeitura e Iphan buscam alternativas para recuperação de prédios do Centro Histórico

03/03/2021 - 17h:05m

A recuperação da estrutura de prédios públicos foi pauta da reunião, esta manhã (3), com a gerente do Escritório Técnico do Iphan em São Francisco do Sul, Aline Figueiredo, e com o técnico e fiscal, Yuri Batalha. O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho e secretários municipais participaram do encontro para, por meio de um trabalho em conjunto, buscar alternativas no sentido de promover as ações de revitalização. 

A partir de agora, será feito o encaminhamento da reorganização do Conselho Curador do Funpatri para que o fundo seja alimentado e os recursos possam ser investidos em obras que valorizem o patrimônio histórico da cidade. 

Segundo o prefeito, diante do cenário econômico atual da Prefeitura que não permite que esse investimento seja feito com recurso próprio e da necessidade de manutenção dos prédios da sede da Prefeitura, Cine Teatro X de Novembro e Museu Histórico, em um primeiro momento, o Funpatri pode ser o caminho para a recuperação desses imóveis. “O prédio da Prefeitura precisa de obra estrutural e porque não valorizar a sua bonita arquitetura? Além disso, precisamos fazer reparos em outros espaços. Queremos a anuência do Conselho Curador para trabalharmos juntos, pois quanto mais tempo esperarmos, mais problemas teremos”, destaca Godofredo. 

De acordo com Aline, o Iphan está à disposição. “Nosso papel é contribuir. Vai ser muito positivo fazer com que o fundo possa render projetos e ações para a cidade”, destaca.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde