Nota da Secretaria Municipal de Saúde sobre profissional voluntário no Centro de Triagem

17/03/2021 - 08h:58m

Em face da necessidade de profissionais de saúde tão imprescindíveis no momento, tivemos um voluntário que auxiliou nossos profissionais no centro de triagem do dia 15 de fevereiro até o dia 05 de março. O profissional em questão é médico formado em outro país com a primeira fase do revalida concluída e aprovada, também é enfermeiro formado no Brasil. Durante seu período de atuação no CT sempre esteve sob supervisão médica, efetuando procedimentos de suporte aos profissionais de saúde e acompanhamento dos pacientes.

As atuais alterações no centro de triagem com a ampliação do quadro de profissionais de saúde contratados pelo município, permitiu um alívio na necessidade de trabalho voluntário, dessa forma o profissional está trabalhando em outra localidade enquanto se prepara para a segunda fase do Revalida.

Para ampliar o enfoque sobre essa questão, há tutela de urgência em Chapecó, determinando que o CRM/SC permita atuação dos médicos que estão no processo de revalida por 4 meses, sendo que isso pode ser prorrogado, autorizando a contratação de pessoal para trabalhar frente ao enfrentamento do Covid-19. Esse mesmo processo que permite a ampliação dos quadros de profissionais atuantes, pode entrar em análise no jurídico municipal, permitindo um alívio enorme na pressão do sistema de saúde.