Prefeitura presta contas sobre os 100 dias de governo

12/04/2021 - 21h:39m

O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho concedeu coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (12) para falar sobre as ações realizadas nos primeiros 100 dias de governo. A conversa com os veículos de comunicação aconteceu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco do Sul e contou, ainda, com a participação do vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, da procuradora-geral do Município, Renata Lima de Castilho e dos secretários de Governo, Tufi Michreff; Administração, Carlos Roberto Nunes; Finanças, Ana Maria Schiocchet; e de Saúde, Jefferson Pacheco de Moraes.

Em sua fala, o prefeito mencionou que já no primeiro dia de sua gestão um desafio obrigou a equipe a estabelecer outra prioridade de trabalho: as fortes chuvas que afetaram diversas famílias e deixaram estragos em toda a cidade. Essa situação mobilizou a Prefeitura que fez um mutirão para recuperação de áreas e outras intervenções para a prevenção. E essa ação continua até que a cidade atinja a normalidade. “Entre os trabalhos de recuperação e prevenção foram investidos cerca de R$ 500 mil que seriam aplicados em obras e recuperação dos prédios públicos o quais encontramos deteriorados. Nesses 100 dias, praticamente em 60 deles tivemos ocorrência de chuva. Esse redirecionamento foi necessário para cuidar das pessoas e da cidade. Estamos trabalhando em projetos para aumentar a capacidade de drenagem e a recuperação das áreas com deslizamento”, esclarece Godofredo.

Ainda de acordo com o prefeito, o fator econômico da administração pública também colaborou para que fossem traçados planos diferentes. “Deparamo-nos com uma situação econômica difícil, bem diferente do que vinha sendo falado a respeito do equilíbrio das contas da administração pública. Esse cenário nos fez redirecionar os planos de governo do primeiro momento ”, enfatiza.

Outra área importante que foi sinalizada como prioridade de governo é a saúde com os esforços direcionados ao atendimento dos pacientes com Covid-19 estruturando o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça com a ajuda da iniciativa privada e com o suporte do Centro de Triagem.

Trabalho das secretarias focado nos munícipes

Em paralelo às ações estabelecidas como prioritárias, a Prefeitura segue com iniciativas em todas as áreas como a aquisição do prédio que abrigava os Correios para sediar o arquivo histórico, transferência do Multiuso para o imóvel da escola Felipe Schmidt, municipalização da SC-415, reforma da rodoviária para transformá-la em terminal urbano (a Amunesc - Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina - está desenvolvendo o projeto executivo), produção de projeto executivo do calçadão da Enseada para captação de recursos, revisão do Plano Diretor respeitando todo o trabalho feito até então pela comunidade, reforma de praças e de equipamentos públicos, entre outras iniciativas. “Muito trabalho está em andamento e alguns resultados poderão ser vistos daqui a algum tempo. Desde que assumimos, temos feito um esforço substancial na organização dos contratos da Prefeitura. Estamos organizando a casa e estruturando projetos”, avalia Michreff.

Nesses 100 dias, a Prefeitura conseguiu implementar algumas ações que já estão fazendo a diferença na vida da comunidade francisquense. Em todas as secretarias e setores, os trabalhos seguem direcionados para que a cidade se desenvolva de forma sustentável e proporcione mais qualidade de vida aos munícipes.

Confira algumas ações que estão em andamento:

Construção de novo Trapiche do Paulas;

Otimização do projeto e retomada das obras do calçadão do Ubatuba

Retomada das obras da orla do Ervino;

Entrega das ruas Rio do Campo e Rio dos Cedros;

Reforma do Ginásio Waldir Quirino da Luz;

Início das obras de ampliação da Escola Ramiro Bueno da Rocha;

Reforma da UBS da Tapera;

Instalação de seis academias para melhor idade e requalificação das praças;

Assinatura do convênio para reforma e qualificação das praças do bairro Paulas no

valor de R$ 750 mil;

Entrega de dois veículos para Apae;

Formalização de repasse de R$ 1 milhão de reais em fomento para entidades assistenciais;

Início das obras do projeto Cidades Digitais.