Benefício da Tarifa Social de água será ampliado a mais famílias da cidade.

14/04/2021 - 13h:07m

A Prefeitura encaminha, ainda esta semana, um projeto de lei à Câmara de Vereadores para normatizar o acesso das famílias de São Francisco do Sul à Tarifa Social de Água. Há alguns dias, o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho se reuniu com a diretora-presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, solicitando que a concessionária ampliasse o número de famílias atendidas com o benefício.

Com a sinalização positiva por parte da Águas de São Francisco do Sul, a Prefeitura trabalha neste projeto de lei para organizar o acesso das famílias inseridas no Cadastro Único da Assistência Social. “A pandemia trouxe muitas dificuldades para todos. O poder público precisa estar atento sobre o que pode fazer para dar suporte, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social. Vamos cuidar das pessoas”, destaca o prefeito.

Saiba mais:

Quem tem direito à Tarifa Social?

Famílias de baixa renda, inseridas no cadastro único. A renda total da família precisa ser de até três salários mínimos ou renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Já estou inserido no Cadastro Único, qual o próximo passo?

Uma vez cadastrado, é preciso ter em mãos o documento chamado Folha Resumo, que é entregue à família após a sistematização do seu Cadastro Único, e levar quando for solicitar a adesão à Tarifa Social no ponto de atendimento da Águas de São Francisco do Sul.

Ainda não estou inserido, mas me enquadro nos critérios, o que devo fazer?

Basta procurar a unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do seu território e fazer o agendamento que pode ser feito por telefone ou whats (números abaixo). Neste momento você será informado de que documentos levar no dia marcado e tirar outras dúvidas.

CRAS Majorca - 3444-2017

CRAS Sandra Regina - 3442-5836

CRAS Rocio Grande - 3449-1590

CRAS Rocio Pequeno - 3444-6699

CIS Ervino - 3442-3768

Que documentos são necessários para o Cadastro Único?

Cada família corresponde a um cadastro, por isso é necessário levar os documentos de todos que residem na casa: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (se houver), certidão de nascimento ou de casamento.

Como funciona o desconto previsto na Tarifa Social?

Para receber o desconto de 40% na tarifa de água, o consumo mensal deverá ser de 10 metros cúbicos. A conta que exceder mais que os 10 metros cúbicos, terá esse excedente cobrado com base no valor cúbico da tarifa vigente.

A partir do momento em que me cadastro neste benefício vou obtê-lo para sempre?

Após um ano de concessão do benefício, o consumidor é obrigado a renovar seu pedido de isenção na companhia fornecedora do serviço a partir da comprovação da continuidade de sua situação de renda.

Já tenho acesso a outros programas sociais viabilizados por meio do Cadastro Único, posso ter acesso à Tarifa Social também? Sim. Quem tem acesso a outros serviços do Governo Federal também poderá aderir ao programa da Tarifa Social de Água de acordo com os critérios de renda.