Exposição Cantos e Encantos

05/05/2021 - 11h:42m

Autora: Tânia Magalhães

Título da Obra: Igreja Matriz e Praia do Mota

Biografia artista:

Natural do Estado do Paraná, costumava vir a São Francisco do Sul como visitante para conhecer as praias, mas já sentia uma paixão pela cidade. Até que, há seis anos, comprou uma casa e fixou residência na região dos balneários.

Tânia pinta já há 30 anos, com temas diversificados usando técnicas como acrílico s/tela, texturas, giz pastel e colagem.

Para homenagear a cidade nos seus 174 anos, escolheu obras que retratassem o cotidiano, como a Igreja Matriz, pintado ainda quando morava em Maringá, para matar a saudade de São Chico, e a Praia do Mota. Com esta tela, participou no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, do concurso intitulado "São Francisco do Sul e sua gente do mar", no ano de 2018, sendo sua primeira exposição. A técnica utilizada em ambas as obras, foi acrílico/tela.

Autora: Soni suzuki

Título da Obra:

Biografia artista:

Formada em Artes Visuais e pós graduada em Fundamentos do Ensino da Arte.

Arte Educadora, coreografá, diretora teatral, dramaturga e Artista Visual.

Iniciei minha carreira artística formalmente em 1996, como atriz no grupo de teatro da Univille, e nesse mesmo ano escrevi a minha primeira peça teatral.

A partir daí dei continuidade ao teatro e alguns anos depois iniciando também com a dança.

Em 2011 criei o grupo Art in Dance, e em 2013 o Grupo Teatral Art in Cena. Em 2018 após agravamento de problemas reumáticos que a afastaram da dança, voltou a pintar.

Para a exposição Cantos e Encantos de São Chico, resolveu pintar uma obra homenageando a ladeira mais conhecida, mais pintada mais fotografada, mais amada de nossa cidade, a ladeira da igreja Matriz.

https://www.flipsnack.com/.../portif-lio_dan-a_teatro...

Autor: Marcos Anselmo

Título da Obra: Prainha

Biografia artista:

Artista visual, morador de São Francisco do Sul SC há 55 anos. Nessa obra, o artista quis expressar seu carinho pela Praia da Saudade, a "Prainha", onde desde criança ajudava seu pai Paulo Anselmo, a construir as primeiras casas a beira mar. Essa tela em acrílico foi motivo de satisfação para o artista onde ele se emociona pelas lembranças de sua infância e pelas belezas de cada canto e encantos de São Chico.

Participou de 08 exposições individuais e 12 exposições coletivas e 03 Sarau.

Foi premiado no salão de arte da Marinha do Brasil em São Francisco do Sul em 2018;

Exposição "Gramatura", no Museu Fritz Alt em Joinville SC em 2016;

Exposição Individual "Rostos e surrealismo", no Portal Naval em São Francisco do Sul SC 2017;

Exposição no Mercure Hotel em Joinville SC, com 02 edições 2018/2019; 

Exposição Individual "Expressão Animal, no "Garten Shopping Joinville SC em 2019;

Exposição Marinhas, na Adega Pilandro Brasil em Curitiba PR.2020.

Exposição Memórias em cores, no Shopping Cidade das Flores em Joinville SC. 2020;

Exposição Detran de Joinville 2021;

Exposição Livraria A Página, em Joinville 2021;

Seus temas de pinturas são: marinhas, figura humana e animais;

Técnicas empregadas, pinturas em acrílico e a óleo.

Sua inspiração é a "arte Surrealista e Pop Art"

Artistas Preferidos Hamilton Machado, Matisse, Salvador Dali e Picasso!

Autor: Luciano da Rocha Santana

Título da Obra: Praia da Enseada e o Mercado Municipal Biografia artista:

Luciano nasceu em São Francisco do Sul, aos 20 dias do mês de dezembro de 1972.

Aos 49 anos de idade, Luciano trás em suas obras características muito próprias dele, onde a ingenuidade, a simplicidade e o desprendimento do que é técnico, dá lugar a uma obra cheia de sensibilidade e de um olhar sob o que é belo.

Seus temas são variados, desde arte religiosa, como paisagens, cenas do cotidiano, pessoas e o que mais ele possa representar em suas obras.

 A partir do ano 2000, iniciou aulas de desenho e pintura em tela na Casa de Cultura, em São Francisco do Sul.  De lá para cá, não parou mais, participando de exposições individuais no Museu Histórico Prefeito José Schmidt e no extinto comércio Hanz Foerster assim como, no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa.

Também participou de coletivas na Casa de Cultura Ester dos Passos Rosa, pelos 100 anos da Delegacia dos Portos de São Francisco do Sul e no Espaço Nereu.

No início de 2021, participou com uma exposição individual, com curadoria de Luciano Itaqui, no Shopping Garten.

Para esta exposição “Cantos e Encantos de São Chico”, alusiva ao aniversário de 174 anos da cidade de São Francisco do Sul, Luciano escolheu expor a obra intitulada Praia da Enseada e o Mercado Municipal. Ambas expressam o que de mais belo existe em nossa cidade, a paisagem marítima e o Centro Histórico com seus cantos e encantos distribuídos pelos casarios e construções históricas. Luciano empregou a técnica óleo/tela.

Autor: Jorge Hiroshi

Título da Obra: Fios que tecem memórias

Biografia artista:

Falar em memória é indispensável focar também a experiência. Os fatos vividos, as referências dos indivíduos. Propõe uma reflexão ao expectador. A série apresenta corpos físicos e essências na memória, entre as emoções e a anatomia do corpo... Amor, tempo e morte, A mostra conta com 02 obras, a narrativa e técnica com foto colagem e sobreposições de imagens. A pele humana e a costura mantêm o fio poético que conduzem o pensamento artístico.

Autor: Izaura Maria Caldeira Lima

Título da Obra: casarios no entorno da igreja matriz e casarios debruçados na baia babitonga.

Biografia artista:

Natural de São Francisco do Sul, da conhecida família Pachola, onde moraram por algum tempo da Praia do Paulas. Hoje é moradora da Enseada.

Izaura iniciou nas artes como desenhista, usando somente o lápis preto como instrumento de trabalho. A partir do ano de 98, começou a pintar em tela, tendo como professora a artista plástica Vera Valença.

Seu tema preferido, são os casarios do Centro Histórico e também as flores.

A técnica que emprega é óleo/tela e seu estilo de pintura, é o Acadêmico, por ser uma pessoa detalhista.

Além de participar da Exposição "Cantos e Encantos de São Chico", expôs com Vera Valença no Museu Nacional Do Mar, em São Francisco do Sul.

Autor: Gilvando ferreira

Título da Obra: Antiga Estação Ferroviária de São Francisco do Sul-SC

Biografia artista:

Morador de São Francisco do Sul há 51 anos. Desde sua infância, sempre mostrou gosto pela arte, iniciando pelo desenho, mas, somente a partir de 2007, pintou seu primeiro quadro e de lá para cá, não parou mais. Suas telas são pintadas com tinta a óleo, e além do pincel, a espátula está sempre presente em seus trabalhos. Sua técnica de pintura, alinha -se com o academicismo, embora toda sua inspiração artística tenha nascido através do impressionismo, tendo como referência Cloud Monet. Suas obras de arte, representam São Francisco do Sul, através dos antigos casarios situados no centro histórico. 

Gilvando participou de várias exposições de arte, e algumas de suas obras, encontram-se em vários estados do Brasil, bem como na Europa. Técnica: Óleo sobre tela.

Autora: Flor Del Ceibo

Título da Obra: Na Mota

Biografia artista:

Natural da Argentina, é professora e Artista Mosaicista há 10 anos. Há 5 anos veio com o marido morar aqui no Brasil, e tem um ateliê de Mosaicos na sua casa, na praia do Ubatuba.

Seu trabalho tem forte inspiração na natureza, e foi essa natureza maravilhosa, de São Francisco do Sul, que os trouxe até aqui.

Flor trabalha com Mosaicos e também é Coach, onde inspira outros artistas a viverem da sua Arte. A obra aqui exposta, tem como título, NO MOTA

É uma técnica de mosaico sobre madeira de demolição, empregando o azulejo, as pastilhas, as pedras e mármore. Sua dimensão é de 25X40. A artista descreve assim sua obra:

Mais um aniversário da Cidade chegando. A data nos surpreende em uma Pandemia que está sendo uma luta dia x dia.

Dia por dia para seguir em frente: lá vai o pescador, tarrafa em mão procurar seu sustento. E a vida segue, e o mar acalma, e o cenário… Ha! O cenário, é uma dádiva!

As margens da Babitonga abraçam emoção, tensão, sustento, vida do pescador e morte do peixe. Mais um dia, retratado em cortes e cores compondo um mosaico só. 

Autora: Maria Dionara Rocha

Título da Obra: Libertação

Biografia artista:

Ceramista desde 2013, Artesã de São Francisco do Sul SC, na arte de modelar com alguns anos de dedicação e criatividade muitas obras surgiram, onde a natureza mostra a possibilidade de criar infinitamente e recriar as obras de Deus. Nesta caminhada, a sua obra mais apaixonante é os Guardiões da Natureza que leva em sua criação o

guarda e a natureza que se misturam em uma harmonia perfeita. O barro dá a oportunidade de criar, e o fogo de queimar e eternizar as obras e escrever a história na cultura da sua amada cidade.

Natural de Curitiba PR, considera-se de São Francisco do Sul, porque veio para cá com 5 anos, tenho um amor muito grande por minha cidade, suas praias e sua história inspiram as suas obras de arte.

Materiais Utilizados: Argila Terracota queima a 1000⁰ graus.

Pintura vitro 150⁰. Base em Rezina Epóxi.

 Esta Obra foi moldada a mão livre, minha inspiração é a amada São Chico, o índio significa pra mim natureza, ele está de joelhos clamando para este momento difícil que todos

nós estamos passando devido a covid-19. Em sua composição, está sob seus joelhos os casarios do Centro Histórico, e em baixo da ilha, está representada pela Rezina Epóxi como símbolo de esperança para nossa baia Babitonga, as Toninhas carregando o índio para um novo momento da nossa história.

Autora: Maria AZELIA ZENI

Título da Obra: Casario e Nossa senhora

Biografia artista:

Formada em Artes Visuais, pós graduada em Metodologia do Ensino das Artes, concluindo a pós graduação em Arteterapia. Atualmente, trabalha como professora na rede estadual de ensino.

Na obra "Casario", a relação da artista com a obra, é o tempo em que mora em São Francisco do Sul, há 20anos. As idas a Praça da Matriz, fez com que desenvolvesse o olhar sobre os casarios no entorno e em especial, por uma das casas da qual desenvolveu a obra.

A técnica empregada é acrílico s/Eucatex, toda espatulada dando modernidade a obra.

Já, na obra "NOSSA SENHORA", imprime a espiritualidade da artista, e do povo francisquense, deixando registrado os melhores momentos de minha história com a Mãe e sua Casa, que é a Igreja Matriz, um dos ícones da nossa cidade.

É uma pintura feita com acrílico s/ Eucatex, lembrando temas oníricos, por estar ligada as emoções e ao inconsciente através das lembranças.

Autora: Angela Maria Ciriaco

Título da Obra: Balneário de Paulas.

Biografia artista:

Tem 38 anos natural de Joinville, moradora de São Francisco do Sul há 36 anos, criada no Balneário do Paulas. Formada em Artes Visuais e pós graduada em Arte e Educação, na qual exerce a função de professora na rede de Ensino Público de São Francisco do Sul.

Suas primeiras exposições foram realizadas na AFAP (Associação Francisquense dos Artistas Plásticos) e segue o estilo Art Déco e a Pop Arte.

Em suas obras procura representar de um modo singular a cidade de São Francisco do Sul.

Na obra Balneário de Paulas, a artista destaca as principais características locais com suas belas paisagens, a pesca e a natureza.

Autor: Alisson Wrublak,

Título da Obra: Praia do Ervino e o homem do mar com seu barco de pesca

Biografia artista:

Morador da praia do Ervino, trabalha com arte em madeira, e já participou de várias exposições individuais e coletivas. Para realizar as obras utilizou madeiras encontradas na praia do Ervino. Seu trabalho tem um olhar voltado a sustentabilidade, ao meio ambiente e a acessibilidade inclusiva. Utiliza de técnicas de entalhes e tinturas.

 

A obra Praia do Ervino, compõem cenário artístico característico da referida praia. Nela o artista expressou a restinga, a coruja buraqueira, animal símbolo da praia como também a presença de esportes e o Cristo. A outra obra, com a mesma técnica, representa o homem do mar com seu barco de pesca, muito presente na Baia Babitonga, a cultura popular através da brincadeira do Boi de mamão e a religiosidade do povo francisquense representada aqui, com a Igreja Matriz ao fundo.

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde