Entrega dos documentos para renovação do selo da Bandeira Azul

13/05/2021 - 14h:06m

Secretaria do Meio Ambiente entrega documentos para renovação do selo da Bandeira Azul.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a entrega da documentação necessária à renovação do selo do programa Bandeira Azul, para a temporada de verão 2021-2022, na Praia do Forte e na Prainha.

O programa é um reconhecimento internacional, que certifica as praias que possuem elevado grau de gestão ambiental. A certificação passa por uma série de critérios, os quais levam em consideração a preservação do meio ambiente, afetando positivamente na limpeza e qualidade da água, assim como da areia e vegetação nativa.

Entre os documentos entregues estão os laudos de análise das águas dessas praias em relação à quantidade de bactérias e outros parâmetros físico-químicos presentes, atividades de educação ambiental realizadas, melhorias feitas e projetos futuros para aumentar a acessibilidade, segurança e turismo nas praias certificadas, garantindo, assim, o desenvolvimento sustentável das regiões.

Um dos objetivos desta iniciativa é elevar o grau de participação e conscientização da sociedade e gestores públicos quanto à necessidade de proteger o ambiente marinho/costeiro e lacustre, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental. Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente em âmbito local, regional e internacional.

De acordo com Adriana Deretti Oeschler, educadora infantil da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ensinar educação ambiental para crianças é fazer com que elas passem a cuidar da natureza como parte da vida delas, em vez de se limitarem a estudá-la. “Na escola, aprendemos valores e comportamentos que nos acompanharão na idade adulta e nos definirão como cidadãos. Por isso, é importante promover o interesse dos alunos em preservar e proteger o meio ambiente durante essa etapa. Busca-se, com atividades como essa, que as crianças desenvolvam uma mentalidade ecológica firme para enfrentar os atuais desafios ambientais a partir da participação e do compromisso”. Preste atenção nas dicas do aluno do 4° ano, José Luan Xavier Motta, durante atividade de educação ambiental realizada na Escola Municipal João Dias, na Praia do Forte, em São Francisco do Sul, pela Secretaria de Meio Ambiente do município.

(Vídeo produzido pela Secretaria de Meio Ambiente)