Tarifa Social e doação de caixas de água são uma realidade para famílias francisquenses

15/06/2021 - 16h:38m

Prefeitura e Águas de São Francisco do Sul formalizaram, esta manhã (15), uma importante parceria. Após um trabalho de verificação das necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade social no município, inseridas no CadÚnico, percebeu-se que muitas delas não possuem reservação de água e não têm condições de comprar os reservatórios. Para dar suporte a essas pessoas, a concessionária fará a doação de 50 caixas de água de 500 litros.

As entregas começam na próxima semana. A partir daí, a equipe da Gerência de Habitação da Assistência Social vai verificar se essas famílias precisam de ajuda para instalação, podendo, assim, serem atendidas pelo programa de Unidades Sanitárias e Pequenas Reformas. Como a demanda da cidade é grande, já foi sinalizada uma nova doação por parte da Águas de São Francisco do Sul para um segundo momento. Para o secretário de Assistência Social, Sandro Maier Cardoso, a parceria atende uma demanda extremamente necessária. “Essa união de esforços permite que levemos o suporte na ponta, faz com que esse serviço básico chegue à população”.

Prefeito sanciona Lei da Tarifa Social

Durante a reunião, o prefeito sancionou a Lei que organiza e amplia o acesso das famílias inseridas no Cadastro Único à Tarifa Social de Água. A partir dessa ação, quem está cadastrado pode buscar a unidade do CRAS mais próxima para receber o desconto de 50% na tarifa de água. Saiba como funciona:

Quem tem direito à Tarifa Social?

Famílias de baixa renda, inseridas no cadastro único. A renda total da família precisa ser de até dois salários mínimos ou renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Já estou inserido no Cadastro Único, qual o próximo passo?

Uma vez cadastrado, é preciso ter em mãos o documento chamado Folha Resumo, que é entregue à família após a sistematização do seu Cadastro Único, e levar quando for solicitar a adesão à Tarifa Social no ponto de atendimento da Águas de São Francisco do Sul.

Ainda não estou inserido, mas me enquadro nos critérios, o que devo fazer?

Basta procurar a unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do seu território e fazer o agendamento que pode ser feito por telefone ou whats (números abaixo). Neste momento você será informado de que documentos levar no dia marcado e tirar outras dúvidas.

CRAS Majorca - 3444-2017

CRAS Sandra Regina - 3442-5836

CRAS Rocio Grande - 3449-1590

CRAS Rocio Pequeno - 3444-6699

CIS Ervino - 3442-3768

Que documentos são necessários para o Cadastro Único?

Cada família corresponde a um cadastro, por isso é necessário levar os documentos de todos que residem na casa: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (se houver), certidão de nascimento ou de casamento.

Como funciona o desconto previsto na Tarifa Social?

Para receber o desconto de 50% na tarifa de água, o consumo mensal deverá ser de 20 metros cúbicos. A conta que exceder mais que os 20 metros cúbicos, terá esse excedente cobrado com base no valor cúbico da tarifa vigente.

A partir do momento em que me cadastro neste benefício vou obtê-lo para sempre?

Após um ano de concessão do benefício, o consumidor é obrigado a renovar seu pedido de isenção na companhia fornecedora do serviço a partir da comprovação da continuidade de sua situação de renda.

Já tenho acesso a outros programas sociais viabilizados por meio do Cadastro Único, posso ter acesso à Tarifa Social também?

Sim. Quem tem acesso a outros serviços do Governo Federal também poderá aderir ao programa da Tarifa Social de Água de acordo com os critérios de renda.