Secretaria de Saúde realiza ação para orientar sobre as Hepatites Virais

28/07/2021 - 14h:34m

No Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um evento no Mercado Público Municipal, nesta manhã, para marcar a data. A ação contou com testagem gratuita, distribuição de preservativos e de material informativo.

O vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira prestigiou a iniciativa que atendeu 40 pessoas com o teste rápido que detecta as hepatites. “A prevenção e o diagnóstico precoce são muito importantes, por isso essa ação foi idealizada. O trabalho feito aqui hoje de orientação pode mudar vidas”, avalia o vice-prefeito.

O foco foi a conscientização e alerta sobre as hepatites, principalmente por ser considerada uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas. Os testes para hepatites virais podem ser realizados em todas as unidades de saúde também como a aplicação de vacinas. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante fazer exames de rotina que detectam a hepatite.