Prefeitura reforça fiscalização das normas de prevenção à covid-19 durante feriadão

02/09/2021 - 18h:41m

O Comitê de Enfrentamento à Pandemia Covid-19 se reuniu esta manhã (2), na Prefeitura, para alinhar algumas ações no município. Com a previsão de um grande fluxo de visitantes na cidade em razão do feriado de 7 e 8 de setembro, o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho convocou a reunião para alinhar as iniciativas que serão implementadas.

A partir de amanhã (3), equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica farão visitas aos estabelecimentos para passar orientações e fiscalizar, em parceria com a Polícia Militar, o cumprimento dos procedimentos que precisam ser adotados para garantir os protocolos de saúde no sentido de evitar a disseminação do coronavírus, de acordo com os decretos da Secretaria de Estado da Saúde.

Para o secretário de Saúde, Jefferson Pacheco de Moraes, acompanhando a tendência da região Nordeste do estado, o número de casos registrados de covid-19 e de internações têm aumentado em São Francisco do Sul nos últimos dias. “Monitoramos diariamente a evolução da transmissibilidade do coronavírus no município. Considerando a elevação dos índices, a introdução da variante Delta, a qual possibilita aumento substancial de casos, com risco de saturação do sistema de saúde e estudos ligados à Organização Mundial da Saúde que apontam que a variante Delta é cerca de 97% mais transmissível e com risco de internação hospitalar aproximadamente duas vezes maior se comparado à cepa anterior, precisamos que todos estejam atentos aos cuidados”, explica Moraes que complementou sua fala indicando que as medidas para vacinação na cidade serão intensificadas.

Outra iniciativa da Prefeitura é a criação de material de campanha para prevenção ao coronavírus com outdoors e cartazes que serão disponibilizados ao comércio local. “Sabemos a importância desse feriadão para os comerciantes. É um momento de recuperação, mas não podemos esquecer que a pandemia não acabou e, inclusive, dá sinais de que pode haver um crescimento considerável no número de casos, por isso a Prefeitura está reforçando a importância para que todos façam a sua parte adotando os protocolos de saúde”, destaca o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho.

Segundo o vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, presidente da Comissão de Eventos da Prefeitura, todas as atividades realizadas ou apoiadas pelo poder público estão recebendo as orientações para adoção das medidas sanitárias. “As ações precisam ser pensadas para garantir a segurança de participantes e de visitantes. Precisamos unir forças neste momento. Nosso trabalho, por intermédio da comissão, é primar pela segurança”, aponta.