Com apoio da ecretaria Municipal de Meio Ambiente, Projeto Limpeza dos Mares faz a última ação do ano em São Francisco do Sul

10/12/2021 - 09h:29m

Praia da Enseada e Rio Acaraí, no litoral Norte de Santa Catarina, recebem voluntários do projeto neste sábado (11)

O projeto Limpeza dos Mares está com inscrições abertas para voluntários interessados em participar da última ação de conscientização ambiental e retirada de lixo das profundezas e encostas de mares, rios e lagos em 2021. A intervenção será simultânea na Praia da Enseada e no Rio Acaraí, em São Francisco do Sul, e culmina com a abertura do ‘Verão 2021/2022’.

Esta é a 29ª etapa do projeto realizado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa desde 2014. Focado na sustentabilidade e educação ambiental, já retirou quase 115 toneladas de resíduos das águas e costões do litoral em mutirões de limpeza que só são possíveis graças ao apoio de instituições públicas e privadas e de mergulhadores e demais voluntários.

“Chegamos a esta fase muito satisfeitos com tudo o que conseguimos ao longo deste período. Limpando, conscientizando e principalmente recuperando a vida marinha que sofre com o lixo depositado pela inconsciência humana na natureza”, destaca Michele Castilho, diretora da ACATMAR.

"Ver como estas ações mobilizam pessoas de todas as idades comprometidas com a preservação é muito gratificante. Esperamos um engajamento como este na nossa cidade, neste sábado. Para isso, contamos com a ajuda de nossos colaboradores e de toda a comunidade”, ressalta Marcell Gossen, gerente de área de saúde, segurança e meio ambiente da ArcelorMittal Vega.

Na última semana, os mergulhadores do projeto, acompanhados por integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) visitaram a Ilha das Galés, na Reserva Biológica do Arvoredo, e constataram que após cinco anos da primeira visita de limpeza, o ambiente estava totalmente recuperado.

"O engajamento da sociedade no projeto serve para nos inspirar e mostrar como pequenos gestos podem gerar mudanças expressivas na sociedade”, destaca Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista.

O projeto Limpeza dos Mares conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista e patrocínio da Arcelormittal. O apoio às ações é da Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, Medilona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões e Infláveis, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul e a etapa em São Francisco conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As inscrições de voluntários, ‘tartaruga’, ‘golfinho’ e ‘estrela-do-mar’ estão abertas no site www.limpezdosmares.com

Serviço:

Etapa Abertura do ‘Verão 2021/2022’

Data: 11 de dezembro, sábado, 9h

Local: Praia da Enseada e Rio Acaraí, São Francisco do Sul

Apoio: Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Inscrições de voluntários: www.limpezadosmares.com

Fonte: Assessoria de comunicação AcelorMittal