Criada primeira Unidade de Conservação de São Francisco do Sul

05/02/2022 - 10h:24m

O prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, assinou o Decreto nº 3.841, de 3 de fevereiro de 2022, que criou a primeira Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral - Revis Nascentes do Saí, sob a categoria de Refúgio da Vida Silvestre.

A UC ficará localizada no Distrito do Saí e tem como objetivo a proteção e conservação das nascentes e recursos hídricos, o bioma Mata Atlântica e a fauna nativa da região, assim como, assegurar o equilíbrio ecológico para garantir o abastecimento público da água e reprodução dos animais da região.

Para o prefeito, o cuidado com meio ambiente sempre será uma das prioridades da gestão. De acordo com ele, a criação da UC é um reflexo disso. “Temos pleno entendimento do privilégio de governarmos uma cidade tão rica ecologicamente. São Chico tem, naturalmente, diversidade e qualidade quando o assunto é meio ambiente. Cabe a nós, valorizar, cuidar e implementar políticas públicas para proteção e conservação”, ressalta.

O órgão gestor da Revis Nascentes do Saí será a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). O Plano de Manejo e a Zona de Amortecimento (área estabelecida ao redor da unidade) serão elaborados no prazo de dois anos a partir da publicação do decreto.

O Secretário de Meio Ambiente, Renan da Silva Canuto, sente orgulho de efetivar a criação da primeira unidade de conservação Municipal de São Francisco do Sul. ''O resultado é fruto de vários atores e gestões, quem ganha é o município, a comunidade e a natureza. Agora é seguir em frente e buscar a efetivação da Unidade de Conservação, seus programas e sub-programas" relatou.