Pesca recebe investimento significativo em São Francisco do Sul

15/04/2022 - 14h:25m

A Secretaria de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários realizou duas ações muito importantes para os moradores do bairro Paulas, na tarde de ontem (14). Uma delas foi a assinatura da ordem de serviço para iniciar os trabalhos no trapiche Gentil Emitério dos Santos. A outra foi a entrega da revitalização do Abrigo de Pescadores, na Praia do Budal, também conhecida como Praia das Varizes.

A reforma no trapiche tem o investimento no valor de R$ 1.459.626,32. Parte deste recurso, pouco mais de R$ 800 mil, são provenientes do Governo do Estado, por meio do Programa Inova Pesca, com o intermédio da deputada estadual Paulinha. E a Prefeitura vai investir a outra parte do valor como contrapartida.

Já o Abrigo de Pescadores Josias da Rocha da Conceição recebeu melhorias. A nova cobertura permite um maior espaço para que os pescadores trabalhem com mais conforto e segurança. Além da rampa para manutenção de embarcações.

Para o pescador José Elias dos Sandos, conhecido como Dedé “Não vale ser demagogo, mas temos que agradecer à turma que está com a gente, Secretaria de Pesca, prefeito Godofredo e toda a equipe por tudo que têm feito pelo Paulas. Os pescadores nunca viram tantas obras como agora para melhorar a nossa pesca” enfatiza.

Os dois locais fazem homenagem a pessoas queridas da comunidade, que já faleceram. A nova rampa do Abrigo leva o nome de Aristides Ari Cota e a rampa do trapiche recebeu o nome de André Ivarte Varela, os dois eram pescadores do bairro.

Sobre a reforma do trapiche, o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho falou sobre a vida que a reforma trará aos moradores. “Temos um compromisso com o município, com quem nos colocou aqui. Temos que creditar e fazer realmente acontecer. Imagino esse lugar movimentado, cheio de vida, com o comércio de peixes fluindo bem e os moradores aproveitando o local. É para isso que estamos aqui, para que as coisas realmente aconteçam para a população”, ressaltou.