Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promove bate-papo sobre o Dia da Higiene Menstrual

23/05/2022 - 14h:48m

A Prefeitura convida todos a participar da roda de conversa a respeito do Dia da Higiene Menstrual, que será realizada na segunda-feira (30), às 19h, no Cine Teatro. O evento é uma ação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Participarão do bate-papo: a enfermeira Tamara Zimmermann de Souza, a psicóloga Pamela Silva de Freitas e o ginecologista Jocenyr Maximiliano Sharmitzel. 

 

Dignidade Menstrual: Programa municipal de erradicação da pobreza menstrual

Dados da ONU apontam que, no mundo, uma em cada dez meninas faltam aula durante o período menstrual. No Brasil, esse número é ainda maior: uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes. Neste contexto, é fundamental criar mecanismos que disseminem o conhecimento sobre o ciclo menstrual, promover o acesso a produtos como absorventes e material básico de higiene pessoal. A partir deste ano, o CMDM desenvolverá ações de apoio para a implantação e consolidação do projeto no município.  

O projeto “Dignidade Menstrual”, que foi iniciativa da contadora pública Maria Regina Canonico, tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre menstruação na comunidade para quebrar o tabu em relação ao tema, desencadear ações  que promovam acesso a produtos de higiene e cuidados básicos da saúde para as pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade, mobilizar os profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, que irão atuar nas ações do projeto. 

No dia 28 de maio foi instituído o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de chamar atenção para a falta do acesso básico à higiene entre pessoas que menstruam e a desinformação sobre o tema. Assim, o CMDM, com a realização desta ação, busca contribuir para elaboração e implementação de políticas públicas sob a ótica de gênero, raça e etnia para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma que assegure à população feminina o pleno exercício de sua cidadania. 



 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde