Assembleia Extraordinária do (CisNordeste) discute medidas de prevenção para a região

02/06/2022 - 16h:17m

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (2) a Assembleia Extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CisNordeste) com diversas prefeituras da macrorregião norte/nordeste do Estado. Na reunião online, foram discutidas sugestões e medidas para minimizar o desabastecimento de medicamentos nas cidades.  O Secretário de Saúde de São Francisco do Sul, Dr Jefferson Pacheco de Moraes participou do encontro informou que “o município se antecipou e por isso, não vêm sofrendo com falta de medicamentos básicos.”

Com a chegada do frio antecipada neste ano, as unidades de saúde já se encontram mais cheias do que o normal. O CisNordeste deseja reforçar a quantidade de medicamentos para os hospitais, além de intensificar o uso de máscaras nesses locais  para evitar superlotação. Para o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho “as decisões tomadas em conjunto são de extrema importância para a região. Principalmente na recomendação do uso de máscaras novamente.”

Na Assembleia, foram discutidas ainda novas medidas a serem tomadas relacionadas à saúde infantil, devido ao crescente número de internações no Estado. A maior preocupação são as crianças de 0 a 4 anos, grupo que não recebe o esquema vacinal contra a covid-19 e vem sofrendo com síndrome respiratória aguda grave. O Secretário de Governo Tufi Michreff Neto enfatiza que “São Francisco do Sul não dispensou o uso de máscaras no hospital e nas unidades de saúde. É importante agirmos agora, para não esperar vir o caos e só então tomar providências.”