Ação de combate à Dengue no Majorca

26/07/2022 - 09h:08m

Equipe da Vigilância em Saúde e Agentes Comunitários do ESF Majorca realizaram ação de conscientização e combate à dengue.

A região do Majorca é um dos locais com maior incidência de casos de dengue no município, isso motivou a Secretaria de Saúde a promover ação durante a manhã do dia 22 de julho para identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti no bairro e orientar população e comerciantes sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença.

O controle do mosquito é um dever de todos, eliminar locais que possam acumular água parada é a melhor maneira de eliminar o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Ações em parceria da vigilância em saúde com os agentes comunitários estão sendo planejadas em outros bairros com casos da doença.

A dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor muscular, dores nas articulações, dor atrás dos olhos. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.

Pessoas que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde para avaliação. Caso esteja com Dengue, use repelente para não ser picado, isso evita a circulação do vírus.

#PrefeituradeSãoFranciscodoSul #PrefeituraSãoChico #SaúdeSãoFranciscodoSul #SaúdeSãoChico #SãoFranciscodoSul #SãoChico #MosquitodaDengue #Dengue #Aedes #Chikungunya #Zika