Projeto Escola Municipal de Remo e Vela é apresentado para a Prefeitura de São Francisco do Sul

16/08/2022 - 17h:07m

Nesta terça-feira (16), foi apresentado o Projeto Escola Municipal de Remo em uma reunião no gabinete. Serão ofertados cursos de nível básico, intermediário e avançado em barcos à vela e remo, proporcionando assim, a integração entre esporte, educação e cultura náutica. Com isso, deve ser fomentada a mentalidade náutica na cidade.

O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho destacou: “Através do projeto, as crianças terão a oportunidade de ingressar no mundo náutico, no período de contraturno escolar, interagindo com a Baía da Babitonga, com todo ambiente que os cercam, aprendendo a conservá-los e respeitá-los”. O local para a prática dos esportes está em análise, pois precisa ser uma praia que atenda às necessidades e condições de navegação, além de possuir uma estrutura adequada para guardar as embarcações.

Os alunos serão responsáveis pelas embarcações, decidindo os rumos a serem tomados, enfrentando as dificuldades do clima, que devem contribuir para suas formações e crescimento pessoal. Alguns podem ainda, despertar seu talento para as competições, podendo representar a cidade em eventos estaduais e nacionais. Além disso, o projeto visa oferecer vagas específicas para alunos em situação de vulnerabilidade social. Para o coordenador Luciano Saraiva, “esta é uma forma de tornar os esportes náuticos mais acessíveis a todos e motivar o prazer em suas práticas, desenvolvendo em crianças e jovens habilidades sociais, emocionais, cognitivas e motoras”.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de assistência social, Sandro Maier Cardoso; secretário de educação, Rodrigo Graf; secretário de esportes, Douglas Musse; secretário de desenvolvimento econômico sustentável, Maikon Maciel; chefe de gabinete do prefeito, Rafael Alexandre; instrutor de remo, Renato Borges e o representante da Embaixada Fla São Chico, Bruno Ottoni de Brito.