Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa

Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa

  • Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa


A Obra do Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa iniciou em novembro de 2012, sendo inaugurado em dezembro de 2013. O Parque Ecológico assume papel central no desenvolvimento dos planos e projetos urbanos. A demanda social por espaços de lazer, contemplação de belas paisagens e convívio com a natureza foi temática principal para a atualização e requalificação dos ambientes urbanos existentes no Município de São Francisco do Sul. Principalmente da área central na qual permite a integração do elemento natural e paisagístico com todo o centro histórico e suas características singulares da arquitetura preservada nas edificações.

O Parque possui uma área de 16.491,39 m² e é composto por áreas de passeio, decks e uma sede de apoio aos visitantes e ao setor administrativo.

Os visitantes podem contemplar a bela vista em meio às árvores e demais vegetação paisagística. O local é ideal para contemplação em harmonia com a natureza.

Com o início da obra, foi feita a limpeza da trilha já existente e a abertura do último trecho que se encontrava em mata fechada. A trilha atual possui, no total, 430 m de extensão com largura média de 1,5 m, respeitando as características do terreno. 

Como pontos de parada tem disponíveis quatro decks com vista para importantes locais históricos da nossa cidade o primeiro tem como cenário a Baía Babitonga, o segundo Museu Nacional do Mar e Porto, o terceiro contempla a Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, e o quarto tem como ponto de observação as ruínas da antiga Igrejinha contida ali.

Além da paisagem, os visitantes podem no final do percurso observar os resquícios da capela São José, construída no século XVII. Sobre a capela e o nome do lugar escolhido para o parque, em 1681, foi construída a igreja São José no alto do morro por meio dos esforços da senhora Isabel da Cunha. Aproximadamente em 1733, a construção sofreu reformas realizadas pelos frades franciscanos que representavam a ordem terceira de São Francisco do Sul.

Segundo Bauer (2008, p. 119), “No ano de 1783 foi abandonada devido ameaças de ruir. Em 1839 o coronel Francisco de Oliveira Camacho investiu na reedificação da igreja, mas devido às constantes rachaduras no cruzeiro, a obra foi abandonada. No ano de 1921, foi demolida ou teve os lendários muros de pedra levados ao chão visto a impressão de decadência que os mesmos conferiam à cidade. ”

O nome morro do hospício, provavelmente se refere ao fato da palavra hospício ter em sua raiz, o sentido de hospedar e como naquela época a igreja serviria também de hospedaria para pessoas ligadas ao clero, pode assim ser compreendida.

            Bibliografia:
BAUER, Letícia. Pesquisa Histórica sobre São Francisco do Sul (18801930). Estudo, Levantamentos e Consultorias sobre o Centro Histórico de São Francisco do Sul. SC. Volume I. IPHAN. Florianópolis. 200

Ir para página inicial

Aguarde