São Francisco do Sul ganha Parque Ecológico

18/12/2013 - 16h:49m

O Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa é a última obra do projeto Monumenta inaugurada no Brasil. Situado no Centro Histórico de São Francisco do Sul, conta com 16.491,39m² de natureza exuberante. Os deques de contemplação com vista para a Baía Babitonga, as trilhas em meio à vegetação nativa, as áreas de descanso em espaços arborizados e as ruínas históricas da Capela São José são algumas das atrações que fazem parte deste projeto. Para recepcionar os visitantes também foi construída uma sede de apoio receptivo e administrativo.
Andrey de Freitas, coordenador geral do Programa Monumenta em São Francisco do Sul, conta que a ideia de criar este espaço nasceu da demanda da cidade por áreas de lazer que contemplassem belas paisagens no ambiente urbano. “Por este motivo, pensamos em um projeto em que não houvesse intervenção desta bela área, algo sem grandes alterações em sua topografia e também no paisagismo. O Parque Ecológico, última obra do Programa Monumenta no Brasil, é o resultado deste importante trabalho", finalizou.

A trilha

Para proporcionar segurança e conforto aos visitantes, a trilha de 430 metros foi construída respeitando as características do terreno. Seu percurso foi pavimentado com blocos de concreto intertravado, antiderrapante e antitrepidante.
Ao longo do percurso estão as quatro áreas de contemplação e descanso construídas com deques em madeira, denominadas: Deque Baía Babitonga, Deque Museu Nacional do Mar, Deque Igreja Matriz e Deque Ruínas. Os nomes foram escolhidos em função da vista que cada um deles proporciona.
No topo do morro estão localizadas as ruínas - resquícios da Capela São José construída no século XVII. Este espaço ainda receberá iluminação cênica.

Sede administrativa

A sede administrativa foi construída em um imóvel histórico, situado na Rua Fernandes Dias (entrada do parque). A área de 95,02m² sofreu uma série de intervenções para melhor atender funcionários e visitantes. O local foi dividido em três setores:

1º - setor de apoio e infraestrutura aos funcionários do parque, com sala operacional, sala de reuniões, copa e sanitário.
2º - recepção aos visitantes. Neste setor acontece a triagem e explanação das principais informações relacionadas ao parque e ao município de São Francisco do Sul.
3º - sanitários feminino, masculino e adaptado, situados antes da rampa e trilha do parque.

Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa

Funcionamento: de terça a domingo - das 8h às 20h
Custo: até 6 de janeiro, acesso gratuito. Após, haverá cobrança de R$ 2,00 (valor para manutenção)

--------------------

“A criação do primeiro parque ecológico no município, além de ser mais um local de visitação ao turista, proporcionará uma nova atração de lazer, contemplação e entretenimento ao morador local, pessoas interessadas no convívio e integração com a natureza.”
Luiz Roberto de Oliveira - Prefeito de São Francisco do Sul

“O que se pode avistar do parque são imagens que nos últimos anos ninguém conseguiu fotografar, porque o acesso ao local era muito complicado. Agora a cidade tem mais uma ótima opção de lazer. São Francisco está de parabéns.”
Daia Carvalho - Presidente da Fundação Cultural