Seguem esforços para retomada das obras da educação em SFS

01/06/2017 - 17h:24m

Três importantes obras do governo federal para a educação francisquense estão paradas desde o ano passado e a Prefeitura tem trabalhado para reverter essa situação. Ontem (31), Leonardo Antunes Menegotto, do NAG - Núcleo Avançado de Gestão, esteve em Brasília para tratar a questão com o assessor do diretor do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Rodrigo da Silva Pimenta. O deputado federal, Ronaldo Benedet, acompanhou a reunião.

No ano passado, o então presidente do Fundo, ao assumir o cargo, suspendeu todas as obras com recurso federal para ter uma noção orçamentária. A reunião de ontem já surtiu efeitos positivos e garantiu o desbloqueio para continuidade dos trabalhos da quadra coberta da escola Ida Beatriz Brunato de Camargo.

A questão do CMEI do Majorca é mais delicada, pois a obra foi licitada com a modalidade chamada ‘metodologia inovadora’, que prevê a utilização de módulos. Em função de problemas com esse tipo de construção, notado em vários municípios do Brasil, o processo licitatório foi cancelado e um novo trâmite com metodologia convencional foi feito. No entanto, a obra iniciou em 2016 sem autorização do FNDE. Segundo Leonardo, o município aguarda reunião técnica da equipe do Fundo com a solução para este caso.

Já no caso da construção da nova João Germano, no Iperoba, não houve bloqueio. A Prefeitura vai tratar com a empresa responsável pelas três obras, Arka, vencedora do processo licitatório, para a continuidade dos trabalhos.

A boa notícia, de acordo com Leonardo, é que a direção do FNDE sinalizou que São Francisco do Sul não perderá as obras. “A transparência e a seriedade das ações do nosso governo somam como voto de confiança para que a equipe do FNDE ajude o município”, ressalta.